14 de set. de 2012

Teoria Analítica Carl G. Jung

cap. 03

Teoria Analítica de Jung

 

Aspecto característico da concepção de Jung sobre o homem:

-          Combinar teleologia com causalidade. Na causalidade o ponto de vista explica o presente em termos do passado, a história individual e a herança genética e na Teleologia o ponto de vista explica o presente em termos do futuro, portanto a combinação das duas formas um quadro completo da personalidade da pessoa. As duas são necessárias para se chegar a esse entendimento, ou seja, o comportamento humano é condicionado não somente pela sua história individual e racial (causalidade) mas, também pelos seus alvos e aspirações (teleologia). O passado como realidade e o futuro como potencialidade.

Características da Teoria.

-          A teoria de Jung caracteriza-se pela forte ênfase que dá aos fundamentos raciais e filogenéticos. O homem nasceu com predisposições, que lhe foram legadas pelos ancestrais. Os fundamentos da personalidade são arcaicos, primitivos, inatos, inconscientes e provavelmente universais.

-          Personalidade é o resultado de forças externas e internas, ou seja, há uma personalidade coletiva, racialmente pré-formada, que atua seletivamente no mundo da experiência e é modificada e elaborada pelas experiências que recebe.

A Estrutura da Personalidade.

-          A personalidade total ou psique compõe de:

a)    Sistemas isolados:

·         Ego.

·         Inconsciente Individual e seus complexos

·         Inconsciente coletivo e seus arquétipos

b)   Atitudes ou orientações da personalidade

·         Introversão 

·         Extroversão.

c)    Funções psicológicas fundamentais

·         Pensamento

·         Sentimento

·         Sensação

·         Intuição

d)   Centro de toda a personalidade

·         Self

 

(continua...)
Ismenia Woyame

 

A Psicologia Analítica Carl G. Jung

Cap. 2
Jung e A Psicologia Analítica

 

         Um ponto fundamental de diferença entre Jung e Freud vincula-se com a natureza da libido. Para Freud a libido era predominantemente sexual enquanto que para Jung, a libido era uma energia vital generalizada, de que sexo apenas fazia parte. Para Jung, essa energia vital libidinal básica se exprime no crescimento e na reprodução, e também em outras atividades e depende do que é mais importante para o individuo num momento particular. Essa primeira diferença entre ambos deixou Jung livre para dar interpretações diferentes ao comportamento. O que em Freud só podia definir em termos sexuais, para Jung, por exemplo, entre os três e os cinco anos de vida, que ele denominava fase pré-sexual, a energia libidinal serve às funções de nutrição e de crescimento e não tem nenhuma nuance sexual como na concepção freudiana. Jung também rejeitava o complexo de Édipo. Para Jung o apego da criança à mãe era em termos de uma necessidade de dependência, com todas as satisfações e rivalidades associadas com a função materna de fornecer alimento e a medida que a criança amadurece e desenvolve o funcionalismo sexual, as funções de nutrição combinam-se com sentimentos sexuais. A energia libidinal só assume forma heterossexual depois da puberdade. Ele não negava a existência de fatores sexuais, mas reduzia o papel do sexo ao de um dos impulsos que compõem a libido. Segundo biografias, Jung não tinha como usar, nem precisava de um complexo de Édipo em sua teoria, porque isso não tinha relevância para a infância. Ele descrevera sua mãe como uma mulher gorda e pouco atraente, e por isso nunca pôde compreender a insistência de Freud de que todo garotinho tinha anseios sexuais pela mãe.

         Ao contrário de Freud, Jung não desenvolveu nenhuma insegurança, inibição nem ansiedade sobre o sexo quando adulto. “Para Jung, que satisfazia livre e freqüentemente suas necessidades sexuais, o sexo tinha um papel mínimo na motivação humana. Para Freud, acossado por frustrações e ansioso com seus desejos contrariados, o sexo tinha o papel central” (Schultz, 1990 p. 148).

         A segunda diferença básica entre as obras de Freud e Jung é a sua concepção da direção das forças que influenciam a personalidade humana. Freud via as pessoas como vítimas dos acontecimentos da infância: Jung acreditava que somos moldados por nossas metas, esperança e aspirações com relação ao futuro, bem como pelo nosso passado. Jung propunha que o comportamento humano não é determinado por inteiro pelas primeiras experiências da vida estando sujeito a mudança em anos subseqüentes.

         A terceira diferença entre os dois é que Jung enfatizava mais o inconsciente. Ele tentava mergulhar mais profundamente na mente inconsciente, acrescentando-lhe uma nova dimensão o que ele chamou de inconsciente coletivo que são as experiências herdadas dos seres humanos como espécie e as dos seus ancestrais animais.

         Jung usava o termo psique para referir-se à mente, que segundo ele consistia em três níveis: a consciência, o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo.

 

...continua...

Ismenia Woyame

 

13 de set. de 2012

A vida é um espetáculo de raríssima beleza.


“A vida é um espetáculo de raríssima beleza. Contudo, só a aprecia quem é capaz de escrever os principais capítulos de sua vida nos momentos mais difíceis de sua história.

Tenha coragem para romper as algemas do medo, e caminhar pelo labirinto. Percorra territórios nunca antes explorados e se as oportunidades não surgirem crie-as!

Faça da sua vida uma grande aventura e uma poesia. Corrija suas rotas, mas, nunca desista de suas metas e nem daquilo que você mais ama.

Se você não desistir sua vida será diferente. Você deixará de ser controlado pelos seus medos e problemas, (e por pessoas que precisam ter poder sobre sua vida) e se tornará autor de sua própria história.

 (Augusto Cury)

10 de set. de 2012

Mini Bibliografia Carl Gustav Jung

Um mini resumo bibliográfico


         Carl Jung cresceu numa pequena aldeia no norte da Suíça. Segundo seu próprio relato, ele teve uma infância solitária, isolada e infeliz. Seu pai era um clérigo que aparentemente perdera a fé e muitas vezes se apresentava de mau humor. Sua mãe sofria de distúrbios emocionais; tinha um comportamento errático, passando num instante, de esposa feliz a um demônio enfeitiçado e murmurava coisas incoerentes. O casamento era infeliz. Jung aprendeu em tenra idade a não confiar nem acreditar em nenhum dos genitores e, por extensão, a não ter confiança no mundo exterior como um todo. Como resultado disso, ele se voltou para dentro, para o mundo dos seus sonhos, visões e fantasias, o mundo do seu inconsciente. Os sonhos e o inconsciente – e não o mundo consciente da razão – tornaram-se seus guias na infância e permaneceram como tais por toda a sua vida adulta.

Segundo o livro de Schultz, Jung resolvia problemas e tomava decisões com base no que o seu inconsciente lhe dizia em sonhos, e foi assim que em sonho se viu desenterrando ossos de animais pré-históricos e interpretou isso como significando que deveria estudar a natureza e a ciência. Esse sonho sobre cavar sob a superfície da terra, além de um outro de que ele se lembrava desde tenra idade, determinaram a direção que o seu futuro estudo da personalidade humana seguiria: ele iria se ocupar das forças inconscientes que estão sob a superfície da mente.

         Jung freqüentou a Universidade da Basiléia, na Suíça, e formou-se medico em 1900. Interessado em psiquiatria, seu primeiro compromisso profissional foi um hospital de saúde mental em Zurique. O diretor era Eugen Bleuler, psiquiatra conhecido pelo seu trabalho no campo da esquizofrenia. Em 1905, Jung foi nomeado professor de psiquiatria na Universidade de Zurique, mas alguns anos depois demitiu-se para dedicar-se a pesquisar, escrever e manter uma clínica particular.

         Jung se interessou pela obra de Freud em 1900, depois de ler a Interpretação dos Sonhos, que descreveu como uma obra prima. Em 1906, os dois tinham começado a se corresponder e, um ano depois, Jung foi para Viena encontrar Freud, Em seu encontro inicial eles falaram com grande animação durante treze horas. Em 1909, Jung acompanhou Freud aos Estados Unidos, indo às cerimônias da Universidade Clark, em que os dois fizeram palestras.

         Ao contrário da maioria dos discípulos de Freud, Jung já estabelecera uma impressionante reputação profissional própria antes de se associar com o mestre. Ele era o mais bem conhecido dos primeiros conversos à psicanálise, e talvez, por isso, o menos maleável, menos sugestionável, do que os outros analistas mais jovens que passaram a pertencer á família psicanalítica muitos dos quais ainda não tinham terminado sua graduação.

         Embora fosse discípulo de Freud, Jung nunca foi acrítico, embora de inicio ele tentou suprimir suas dúvidas e objeções. Quando escrevia a psicologia do Inconsciente, em 1912, Jung ficou perturbado percebendo que, quando essa declaração de sua posição fosse publicada, seu relacionamento com Freud seria prejudicado, pois as suas idéias diferiam em pontos importantes das do mestre  e o inevitável ocorreu quando da publicação do livro.

         Por insistência de Freud, Jung tornou-se o primeiro presidente da A P I o que provocou ressentimento nos analistas vienenses.(1911).

         Tempos depois a amizade entre os dois começou a dar sinais de tensão. Com a publicação da Psicologia do Inconsciente e em palestras na Universidade Fordham em Nova York, Jung reduzira o papel do sexo em sua teoria e propusera uma concepção distinta de libido. Essas diferenças causaram atritos entre ambos e os dois concordaram em encerrar também sua correspondência pessoal. Eles romperam relações em 1914, quando Jung renunciou ao cargo da A P I.

         Em 1913, aos trinta e oito anos, Jung padece de um período de intenso abalo emocional que durou três anos, acreditando que estava enlouquecendo, Jung ficou sem poder realizar trabalhos intelectuais, mas, não parou de tratar pacientes. Resolvendo seus problemas, da mesma maneira como Freud havia resolvido, enfrentando sua mente inconsciente. Essa crise emocional tornou-se mais tarde uma época de grande criatividade, levando à formulação de sua abordagem da personalidade. A Psicologia Analítica.

1 de set. de 2012

Um olhar sobre o Oráculo da Estrela




    A Estrela

“A Estrela da Esperança é a promessa de uma nova aurora, mais brilhante e iluminada. É o Balsamo sobre os nossos dias tristes” Miriam Nunes.
Depois de passar  pelo arcano da Torre da transformação, renovação, da ruptura e do desespero chegamos na Estrela, esse Arcano nos conduz a um relaxamento, uma meditação contemplativa. Um modo de nos conectarmos com nosso eu interior. Ele nos induz aos altos, a sairmos de nossa vida limitada através de nossos sonhos.

Nossos sonhos que são produtos de nosso inconsciente e se movem para nos tornarmos nosso próprio guia para um viver melhor. “Jung dizia que a salvação do homem esta na profundeza e sua psique e que cada um de nós precisa trabalhar-se para descobrir e libertar a essência áurea que faz na nossa natureza psicofísica”

A figura dessa lâmina na maioria dos oráculos do Tarô é de uma jovem desnuda com duas ânforas derramando um liquido na beira d’água. Ela tem um pé na água e outro na terra e acima um céu estrelado. Esse líquido que ela derrama tem um significado de abundancia sobre a terra. É uma lâmina de significado e/ou leitura bastante positiva, pois nos trás Paz, Harmonia, Inspiração, Intuição, Criatividade, Êxtase, Saúde.

Sua leitura nos leva a meditação e através dessa meditação chegamos às entranhas de nossas emoções e sentimentos e, por conseguinte, uma autodescoberta. Esse encontro com nós mesmo é algo que transcende a matéria não estou falando de religiosidade e sim de espiritualidade. Independente de qualquer religião ou crença o meditar nos faz conhecer o lado consciente do nosso âmago. Isso nos leva a algo que temos, mas que não sabemos como usar ou quando usar.

Outra faceta também desse arcano é o que desperta a nossa intuição. E o que é intuição? É uma manifestação de nossos pensamentos que resulta de nossas vivencias e que junta o nosso lado mental com o espiritual. É uma espécie de sinalizador de nossos atos futuros.

No Oráculo das maiorias cartas Ciganas a figura desta Lamina é um céu estrelado. Embora com algumas características e design diferentes a interpretação dessa lâmina é a mesma do oráculo do Taro. No oráculo cigano ela é uma carta de proteção dos nossos “guias espirituais”
 
A Estrela representa todos os corpos celestes que nos guiam por terras e mares.

Numa análise ou numa vivencia psicológica poderíamos fazer uma analogia dessas laminas com os sentimentos de baixa estima das pessoas, ou seja, uma leitura negativa de tudo que é sinalizador de bons fluidos para uma pessoa.

Como podemos traçar um paralelo entre a Baixa Estima de um cliente/paciente e a leitura dessa Lamina do oráculo, se ela está diametralmente oposta? Exatamente por este fato é que podemos como psicoterapeutas sinalizar estas situações em um determinado trabalho vivencia ou entrevista.

O que exatamente é Baixa Estima?

Um complexo de inferioridade? Uma autopiedade? Um sentimento de não pertencimento? Uma desvalorização? Muitas vezes uma auto-exigência exacerbada?

Isso tudo junto e mais outros tantos comportamentos é que caracteriza  uma pessoa com baixa estima, mas, ninguém tem baixa estima por auto recreação, ela é construída ao longo dos acontecimentos da vida do individuo.

Portanto, o que a Lamina da Estrela em si, sinaliza para esse processo? A Estrela significa o conhecimento e a crença em si mesmo, ver a luz no fim do túnel, a confiança renovada. Simplesmente  por ser esse oposto é que ela nos fornece um aviso de que é chegado o momento desse Ser, rever seus valores, entrar em contato com seu Eu, olhar-se de uma maneira mais iluminada. A Estrela por si só não faz isso acontecer, mas sinaliza todo o processo, todo o passo a passo de acreditar e confiar em si mesmo que assim se consegue criar e acreditar nas próprias oportunidades. Ela é como uma luz no caminho. Desde muito a estrela ou as estrelas têm sido uma indicação de rota para os viajantes, para os navegantes, e até para, segundo os católicos, foi guia para os Reis Magos. Era através das estrelas que se achavam a rotas. Não existiam os instrumentos de leitura da modernidade de hoje.

Acredito na leitura das Laminas do Oráculo e muitas vezes a utilizo, não no sentido de “pré” ver destinos ou acontecimentos. (Esse poder não me foi dado), mas como um instrumento coadjuvante  no sentido de fazer meu cliente se ver, conhecer suas possibilidades e aprender a desenvolve-las para seu próprio benefício, nas “cura” de seus problemas e dificuldades. É como um quadro onde ele se insere.

 A partir daí podemos encontrar novos caminhos novas metas novos rumos e seguiremos atrás da Lua.

A baixa estima ou autopiedade, muitas vezes nos leva a ser vítima de nós mesmo, já que dessa forma acabamos somatizando emoções negativas em forma de doenças, no nosso corpo.

Ismenia Woyame


18 de ago. de 2012

Uma leitura psicológica das Lâminas do Oráculo


               Uma leitura psicológica das Lâminas do Oráculo.


A Torre

      A Torre nos remete a uma figura de imagem de uma construção sólida, segura, imponente. Tem vários signos tais como, lugar de refugio, vigia e observação, confinamento. Sob a visão do oráculo do Taro, a Torre pode ter o sentido de transformação, renovação, obsessão, ruptura, fim de um ciclo, dor, desespero. Se analisarmos a lamina da maioria dos tarôs, vemos uma torre atingida por um raio e duas figuras se despencando do seu alto. Podemos então interpretar que: o raio é um instrumento de luz, de corte, de sinalização; as pessoas no sentido figurado podem ser nossos sonhos desfeitos, acabados. Uma destruição do passado das “aparentes” seguranças. Ruptura e desintegração do Ego para um novo conhecimento uma nova vida, um aprendizado, uma renovação. Algumas leituras analisam essa lamina sempre como uma mudança exterior, outras não, pode ser uma introspecção, ou seja, pode nos levar a uma renovação de sonhos, projetos, fantasias.
      No oráculo cigano a Torre tem uma interpretação bastante espiritual, através dessa leitura, podemos afirmar que esta lamina nos remete a um recolhimento espiritual, um autoconhecimento, um tempo para nosso eu. A figura da torre no oráculo cigano é de uma torre elevada em uma colina. É também uma carta que podemos dizer “kármica”, ou seja, é um processo que necessitamos passar para uma mudança profunda de paradigmas.
     Se analisarmos estas lâminas tem também uma visão de relacionamentos, no sentido geral da vida, tais como o convívio com a família, amigos, trabalho, vida social, afetivo e consigo próprio, pode se afirmar que é um momento de reflexão, valorização e análise do que já se viveu se recolher “internamente” para uma absorção do presente e daí se fortalecerem para dar continuidade ao que está por vir e uma abertura para um novo alvorecer.
    Após de esse processo da torre teremos uma próxima lâmina, a Estrela, que tem um significado interessante que nos remete a um autoconhecimento pessoal e espiritual. ....
Ismenia Woyame.

29 de jul. de 2012

Bate Papo sobre o Oraculo Cigano x Sexualidade (resumo)


Bate Papo sobre o Oráculo Cigano  x  Sexualidade.

1.     O que é sexualidade e o que é sensualidade?

A sensualidade se refere aos sentidos. É algo que dá prazer, excita, provoca, e, se manifesta através dos nossos sentidos, (visão, audição olfato paladar e tato). A sexualidade se refere ao sexo, aos órgãos reprodutivos. Embora diferentes elas se completam. A sensualidade provoca a sexualidade. A sensualidade não tem um objetivo concreto direcionado. Se houver é apenas a busca pelo prazer de sentir sensações maravilhosas em todos os momentos da relação. Isso é o essencial. A habilidade de dar e receber um prazer sensual excepcional e que precisa ser aprendida.
 
2.     De que maneira a sexualidade está presente em nossa vida?

Nossa sexualidade está presente em todos os momentos de nossa vida. É uma função fisiológica e é através dela que somos gerados, que damos continuidade a nossa espécie e que nos relacionamos com as pessoas no momento do ato sexual. Na sexualidade a ocorrência do prazer é eventual, ou seja, o prazer pode ocorrer ou não. Não está vinculado.
 
3.     Qual a importância da sexualidade/sensualidade em nosso viver?

Se, temos uma boa aceitação em relação ao nosso corpo, teremos uma boa interação com nosso EU e nossos sentidos e, isso vai se refletir em como nos relacionamos com o outro ou os outros. (com nossos pares)

 4.     Como o interprete do Oráculo aborda o/a consulente nessa leitura?

Para um estudioso do Oráculo saber interpretar esse tema em um jogo, é muito importante, pois, sua sutileza ética e sensibilidade é que vai dar um resultado positivo na questão que o/a consulente trás.
             5.     Como as Lâminas vêem; observam e pontuam  essa leitura?

Tudo é uma questão de sincronicidade, de energia, de como o consulente chega para a consulta, como está seu emocional, qual sua questão.
             6.     Como o cliente chega até as cartas?

Estatisticamente falando, quase 100% das pessoas que procuram um Oráculo Cigano ou outro Oráculo vem por dois motivos: Relacionamento ou Emprego (trabalho), seguido de outras questões como dinheiro (dívidas) família, doenças etc. Portanto, se é uma questão de relacionamento mesmo que ela não verbalize diretamente, a energia do encontro já sinaliza essa sexualidade em uma primeira leitura por parte do interprete, e é aí que começa sua sutiliza em abordar esse assunto que a grande parte da sociedade tem como tabu.


7.     Este assunto é muito amplo e quase todas as cartas podem levar a essa leitura, mas escolhemos algumas para um exemplo de como a consulente pode se perceber ou o interprete pode sinalizar para melhorar a estima do/a cliente.

Algumas Lâminas importantes desse tema: (cobra)07+06 (nuvem);  07+09 (flores);  07+12 (pássaros);  07+23 (rato);  07+34 (peixe);  07+35 (âncora).


AS LÂMINAS OU CARTAS

 A lamina 7 (cobra) é uma carta que nos remete ao medo, auto sabotagem, traição, Mas, é uma importante carta pois fala da nossa Kundalini, da nossa sexualidade, por isso foi a Lamina que escolhi para elucidar o tema.


07 + 06 à (cobra + nuvens/ventos) (Os devaneios e incertezas) O que faz a consulente permanecer em um relacionamento com dúvidas, ilusões, incertezas? Ou, isso é uma imaginação dela? Uma baixa estima que não confia em si mesmo, e por isso seu Eu vê tudo nebuloso. Não será hora de colocar o assunto às claras, descer das nuvens e voltar a uma realidade sem desespero, pois até as “nuvens negras” nos atiram ou nos despejam límpidas e claras águas.

 07 + 09 à (cobra + flores) A carta do namoro e da espiritualidade. Hora de comemorar de viver o momento. Está com dúvidas, “as cartas não mente”. É hora de seguir e vivenciar com todas as energias esse momento, ou hora  de aguardar esse momento que pode estar muito próximo. Pode ser um namoro, ou mesmo um bom entendimento do relacionamento já existente.

07 + 12 à (os pássaros) Hum... a carta da paciência, do tempo. É uma carta que também indica Namoro. Podemos comemorar ou ter um pouco mais de paciência? Deixar fluir a vida. Não mudar o rumo do destino, pois aquilo que é nosso já está determinado a acontecer. Por isso a paciência é muito importante. O que é difícil quando é uma questão de relacionamento. De um modo geral queremos tudo para ontem. (os pássaros é uma carta ligada a espiritualidade é a carta da fé) e é de muita importância para o leitor saber como o cliente se mostra com relação a esse assunto, pois a interpretação leva a cliente saber lidar com essa paciência.

07 + 23 à (rato) (roubo, prejuízo, perdas ou Persistência) Na minha visão podemos ter duas interpretações nessa posição. Uma negativa que é como a consulente se percebe, sua queixa, como esse relacionamento está desgastado, que pode ser uma terceira pessoa, pode ser uma doença que toma sua energia, ou mesmo e principalmente se não é ela que rouba sua própria pulsão energética, se escamoteando por medo da entrega de ser ela mesma, ser honesta com ela mesma. Positivamente, sabemos que o rato é persistente não desiste e é um sobrevivente, portanto, não será hora dela ir atrás de seu prejuízo, rever seus valores, qual foi o caminho que ela escolheu e mudar a rota para chegar logo ao seu objetivo?

 07 + 34 à (os peixes) É sabido que esse signo nos remete a bens materiais, dinheiro, negócios, fartura, etc. E, o que ele tem a ver com nossa sexualidade. Ele também sinaliza para uma intensidade, uma fartura. É hora de viver intensamente as emoções físicas e mentais do relacionamento, e a realização de um projeto de vida a dois de uma conjugalidade física e emocional de colher ou pescar tudo de bom da vida.

 07 + 35 à (âncora) Uau! Outra vez temos uma dualidade! Será que a consulente não se acomodou na sua vidinha, se conformou com o que está acontecendo? Quanto tempo esse relacionamento está emperrado estagnado e ela não faz nada para mudar, para sair desse lugar? O que faz ele/ela não dá um colorido no relacionamento, por exemplo, em sua aparência para apimentar esse relacionamento sexual?  Ou ela está de parabéns conseguiu seu intento e está em um viver firme, solido e seguro. Siga sem medo, ou pare e aproveite esse porto  saborei todos os sabores, odores, lugares que esse Porto pode proporcionar.

LIVRO DA VIDA 4

18 de jul. de 2012

PSICOLOGIA A SEU ALCANCE


                           Psicologia a seu alcance.
Estamos de volta com nosso projeto de atendimento psicológico ao seu alcance. É um projeto que tem como base um valor de consulta mais acessível. Para isso disponibilizamos um dia na semana para esse atendimento.
Local: Jacarepaguá próximo ao Itanhangá e também no Largo da Freguesia.
Os atendimentos serão uma vez por semana de início sempre as segundas-feiras e é destinado a Adulto, Adolescente, Criança e Casal.
As consultas deverão ser marcadas por telefone.
Tel.: (21) 9987.8143 Ismenia Woyame psicóloga. Gestalt terapeuta e Terapeuta de Família e Casal.
Tel.: ( 21) 7649.3298   Simoni Frambach psicóloga. Gestalt terapeuta.
                                                  Transtorno do Pânico,
                                                                 Medos e Fobias;
                                                          Ansiedade Generalizada;
                                                                      Depressão;
                                                Dificuldades de Relacionamentos;
                                                            Outras Dificuldades

14 de jun. de 2012

TERAPIA. UM DESCOBRIR-SE.


Terapia. Um descobrir-se.

Quando devemos procurar?

Quando percebemos que não podemos ou não conseguimos lidar com as nossas dificuldades essa seria a hora de procurarmos uma terapia. Mas, será que precisamos deixar as coisas chegarem a esse ponto? Não seria mais fácil cortarmos caminho e procurar uma autodescoberta antes do pote transbordar, antes que vivamos “Um dia de Fúria”?(Michael Douglas)

                                                        
O que é terapia?

É a atividade exercida por um profissional que trabalha com técnicas de autoconhecimento e estudos da mente. Podemos dizer que terapeuta é um profissional com formação em psicologia (“ciência que estuda o comportamento  e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)”), ou psicanálise (um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da psicologia, embora também inserido nesta desenvolvido por Sigmund Freud, médico neurologista austríaco nascido em 1856 que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente.

Importante ainda é observar que em linguagem comum, o termo psicanálise é muitas vezes usado como sinônimo de psicoterapia ou mesmo de psicologia. Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela - ou seja, ao trabalho terapêutico baseado no corpo teórico da psicologia como um todo - e psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud; psicanálise é, assim, um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras formas de psicoterapia.)

No campo da psicoterapia, temos diversas abordagens metodológicas, e independente de qual seja essa abordagem, todas as Psicoterapias levam ao mesmo fim, ou seja, a cura e o autoconhecimento do indivíduo.

Muitas vezes a pessoa procura um terapeuta, por indicação de um amigo ou parente, e dessa forma, não está muito interessada em qual é a abordagem ou técnica que o profissional exerce. Ela nesse momento precisa de alguem que a ajude ou lhe dê suporte, e dai, entender o processo pelo qual  está passando. É muito importante o laço formado entre o profissional e o cliente/paciente, pois dai virá todo desenvolver de uma boa terapia. Sem uma empatia e confiança, não há uma terapia positiva.

São várias as abordagens e técnicas psicologicas terapeuticas tais como, Gestaltterapia, Cognitivo Comportamental, Rogeriana, Reichiana, Psicanálise, Terapia Breve, Terapia de casal, que vão desde focar um sintoma especifico ao autoconhecimento como um todo, assim como são várias as demandas de um paciente que precisa de um tratamento por exemplo, um Transtorno de Panico, Depressão, Transtorno de Ansiedade Generalizada até um autoconhecimento ou autodescoberta, um aprender a entrar em contato com suas emoções e sentimentos.

Uma terapia não tem data nem tempo estabelecido para inicio e fim, tudo é estabelecido entre o terapeuta e o paciente/cliente e depende da demanda de quem procura terapia. É importante salientar que muitas vezes uma terapia precisa de um respaldo de um médico psiquiatra pois em muitos casos é necessário um tratamento medicamentoso, porisso uma parceria entre Terapeuta e Psiquiatra é muito util e proveitoso para o paciente.

Portanto, não deixe que seu pote transborde, e nem que seu dia de fúria chegue; uma terapia sempre é boa para uma autodescoberta. É um se ver e se reconhecer com outro olhar.

Ismenia Woyame.




11 de jun. de 2012

EU APRENDI

Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.
(Boa noite , Amor )
William Shakespeare
DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!
Mario Quintana

8 de jun. de 2012

MUDAR.


            MUDAR

Chega um tempo na vida da gente que sentimos a necessidade de mudar seja de casa ou de nós mesmos!
Largar coisas muito enraizadas e profundas, mas que já não servem mais.
Então surge a idéia de olhar casas novas, em todos os sentidos!
Quem sabe algumas que possuam ruas estreitas que precisamos percorrer...
Ou outras que fiquem em ladeiras bem íngremes, para desenvolvermos a nossa força.
Ou quem sabe simplificar, resgatar o velho e criar um novo lugar!
Ou talvez procurar uma nova casa, que tenha muita água por perto, para amolecer a nossa argila, que são as nossas crenças...
Muitas vezes não é necessário trocar de casa, mas olhar com outros olhos para dentro dela.
Quem sabe olhando melhor possamos visualizar um rio com águas transparentes que tem a capacidade de levar embora preocupações que não precisamos mais!
Ou ainda águas que reflitam o nosso interior!
E, se ainda pudermos ir para perto do mar, que maravilha! Quantos ensinamentos ele tem para nos dar, basta se aquietar e observar!
Lugares que tenham água perto ajudam a amolecer a terra seca se são iguais a nossa dureza, rigidez e incompreensão.
Olhar através de arcos resulta em enxergar aquilo que realmente precisamos ver!
Começar a entender que a casa é a nossa morada; somos responsáveis por ela.
Podemos dar cor ou não... Mas o colorido exige mais cuidado!
Observar se estamos construindo muros muitos fechados em volta de nossa casa.
Muros separam, pontes ligam, aproximam.
Através das pontes podemos ver o outro lado.
Conhe4cer o outro lado muda nossa percepção, nos transforma. Começamos a ter uma nova visão!
E com a nova visão, fica mais fácil pensar na nova construção ou reforma!
Precisamos nos aproximas mais das pessoas?
Por acaso nos isolamos demais?
Ou precisamos nos aquietar mais...
Quem sabe um lugar mais alegre?
Ou precisamos caminhar silenciosamente por ruas desconhecidas...
Olhar para nossa casa requer coragem e força... É enxergar o que precisa ser mudado e se desapegar do velho! É olhar fundo...
E quando o desapego acontece, ele nos leva a situações caóticas, mas valiosas!
Neste momento surge uma confusão de cores e caminhos! É a reforma...
Mas tudo passa, sempre vem o novo dia para clarear!
Toda reforma trás “caos”.
Mas precisamos lembrar que vale a pena, o resultado chega!
Se a angustia bate à porte é hora de abrir e atender!
Ela vem avisar que alguma coisa precisa mudar!
Quem sabe uma pausa para refletir sobre tudo isso!
Olhar para o rio e perceber que ele corre sozinho... Tem seu tempo...
Faz seu curso e segue livre...
A cada lugar que o rio passa ele vê novas paisagens...E nós queremos nos fixar! Permanecer!
É hora de recomeçar, mudar de casa ou reformar!
Assumir responsabilidades, sr dono dela!
Com certeza não é fácil, mas vale à pena.

autor: desconhecido.







16 de mai. de 2012

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

O que é?
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) caracteriza-se por preocupações excessivas no dia a dia, e na maioria das vezes, por preocupações irreais e se prolongam por um bom período de tempo de no mínimo seis meses. O grau de ansiedade atinge um nível tão alto que torna difícil uma vida “normal” e equilibrada.
O ser humano apresenta um nível de ansiedade comum e passageira durante sua vida. Esta ansiedade, vista como um mal do mundo contemporâneo de todos nós é descrita como uma sensação desagradável, indefinida que às vezes vem acompanhada de “aperto no peito”, coração acelerado ou falta de ar. Isso é um sinal de aviso que o corpo faz para o individuo se defender e se proteger de ameaças, sendo isso uma reação natural de auto-preservação.
Diferente da ansiedade do cotidiano, a pessoa com Transtorno de Ansiedade Generalizada desenvolve uma preocupação exagerada com coisas muitas vezes sem lógicas, e sem razão de ser. Eles sempre vêem o lado negativo das coisas, suas preocupação com saúde, dinheiro, trabalho e família será sempre com visão de que o pior  poderá acontecer.

A pessoa com TAG desenvolve sintomas físicos tais como:
- Cefaléia;
- Cansaço;
- Distúrbios gastrointestinais;
- Falta de fôlego;
- Mudança abrupta de temperatura corporal;
- Sudorese;
- Insônia;
- Irritabilidade;
- Aumento da pressão sanguínea;
- Tensão muscular;
- Medo de perder o controle
Somando-se a isso eles ainda desenvolvem, na maioria das vezes, Fobias Sociais, Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Depressão etc.
 
Estas pessoas sentem que não podem deixar de se preocupar, mesmo sabendo que o preocupa não é tão sério assim. Eles não relaxam e estão sempre alerta para o perigo. É uma espécie de prevenção exacerbada.
Esse transtorno atinge mais as mulheres que os homens e pode se desenvolver em qualquer idade. Muitas vezes o TAG está associado a outros transtornos como Depressão e Síndrome do Pânico.

É natural o ser humano ficar ansioso antes de um teste ou prova uma entrevista de emprego ou um exame clinico mais elaborado, um novo relacionamento etc., preocupações, dúvidas e medos fazem parte da vida.  A diferença é que o portador desse transtorno (TAG) não tem um motivo ou episódio especifico, a ansiedade dele não tem um disparador ela é freqüente e desestabilizadora, criando comportamentos “compulsivos”.
Como diagnosticar e tratar?
O psicólogo terapeuta após o relato do paciente ou responsável deve solicitar ou encaminhar para um médico clínico para verificação e/ou exclusão de todas as doenças que possa ter ou causar sintomas semelhantes a esse transtorno. Descartada as hipóteses de uma doença real então ele inicia o processo terapêutico focado nas técnicas de respiração e relaxamento, autoconhecimento e no enfrentamento das situações. Em muitos casos também é necessário o uso de medicamento e para isso será necessário um acompanhamento de um médico psiquiatra por um determinado período em parceria com o terapeuta o que seria o ideal.

8 de abr. de 2012

A Mentira e a Covardia

A Mentira e a Covardia.

A mentira e a covardia são atitudes e ou comportamentos do ser humano que caminham juntas. Uma alimenta a outra.
O ser humano quando mente na maioria das vezes o faz para se proteger, “para proteger o outro por pena“ e, assim, sucessivamente ele vai construindo um castelo invisível até que ele mesmo já não sabe onde colocar escoras ou paredes, pois ele mesmo não o vê.
A mentira é uma ilusão na sua vida, é como “Maya” e é alimentada pela covardia, pelo medo.
Cada vez que ele mente para aliviar a sua culpa, pois isso também vem como conseqüência ou como desculpa para sua atitude não vê que só está se ferindo e não se protegendo nem muito menos protegendo a ninguém.
Só quando Ele perceber a si mesmo como um todo, e que este comportamento que pode tornar-se doentio, não o está protegendo e sim causando uma enorme ferida em si, ele poderá ultrapassar os limites da covardia e, assim, se curando, ele passará a ser um SER VITORIOSO. E então encontrará o Renascimento do seu EU e, nessa certeza, brilhará para a vida!
UM FELIZ RENASCIMENTO!
Ismenia Woyame