27 de abr. de 2017

O BEM E O MAL


              O Bem e o Mal

                    

Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco diferente do que era antes.
O bem quando amadurece, se mostra cada vez mais diferente, não só do mal, mas de qualquer outro bem. O mal pode ser desfeito, mas não pode transformar-se em o bem.
Quando as coisas vão mal, parece que vão de mal a pior durante certo tempo, mas quando começam a ir bem, parece cada vez melhores. (em As crônicas de Nárnia)
C.S. Lewis.

 Por  Ismenia Woyame

13 de abr. de 2017

VIVA CADA MOMENTO DE SUA VIDA ...



Viva cada momento de sua vida sem se preocupar com coisas que você não pode mudar.

Para aproveitarmos cada momento de nossa vida é necessário que adotemos uma forma de atitude consciente e inteligente para usufruirmos cada minuto ou cada tempo precioso de nossa vida, pois ela é única e é só nossa. Se não podemos consertar ou modificar aquilo que nos incomoda ou que pensamos não está correto, perdemos um tempo precioso para olharmos e tentar consertar o nosso real entorno.
Entende-se por uma atitude inteligente aquela que é feita por nossas escolhas, decisões e propósitos. Devemos sempre pensar que precisamos ser feliz viver a vida do modo como ela se apresenta e tirar tudo de bom que ela nos oferece, não precisamos olhar o lado “escuro” da vida. Isso não quer dizer que sejamos alienados, mas, que, se não podemos mudar o que está a nossa frente, devemos aproveita e “fazer um bom proveito de um mau negócio”!

Atitude de inteligência se entende pelas clarezas de nossos propósitos, intenções de vida determinada e bem resolvida, tudo aquilo que nos faz valer viver a vida, independente dos percalços que se apresentam. Mas para que isso aconteça existe algo muito importante que precisamos aprender a fazer ou aprender a utilizar isso se chama  ENERGIA sem isso nada flui em nossas vidas.
Cada um de nós possui essa energia dentro de si, mas nem todos percebem ou sabe como utilizá-la. Não adianta um bom emprego, um relacionamento, inúmeros diplomas se tudo isso está estagnado e você muitas vezes se sente um “zero a esquerda”. E, tudo que temos ou possuímos torna-se um peso.
Quantas pessoas têm tão pouco, mas  vivem bem consigo e “aparentemente” feliz, isso deve-se ao fato de que elas colocam energia em tudo o que faz na vida.
Portanto, o que realmente precisamos fazer é sacar essa energia de dentro de nós, ao invés de reclamar das coisas da vida, procurar fazer uma respiração profunda e olhar o mundo com outro olhar colocando energia em tudo que se faz. Aí você verá como sua vida vai mudar. Coloque energia em tudo que faz desde uma boa espreguiçada ao acordar, uma boa caminhada, no seu trabalho, seja em casa ou na rua e até nos relacionamentos principalmente.
Perceba a vida com esse olhar e você verá a felicidade dentro de você. Pare de querer consertar o mundo, olhe primeiro o seu com amor e isso se espalhará em sua volta.

Afinal, existe energia maior que o amor?
Ismenia Woyame - Psicóloga psicoterapeuta

21 de mar. de 2017

SINDROME DE PETER PAN



A síndrome de Peter Pan e o complexo de Wendy
 Além da popular história do Peter Pan, na vida real podem existir homens que continuam agindo como meninos, apesar da idade, e mulheres que atuam como mães, ao invés de esposas. Homens Peter Pan e mulheres Wendy? É possível? – Dan Kiley, psicólogo norte-americano, estudou a Síndrome de Peter Pan, conhecida como um trauma que bloqueia a maturidade emocional da criança.

Jaime Lira pesquisou sobre o Complexo de Wendy, analisando como as pessoas focam no cuidado, proteção e controle dos demais. Apesar da maior parte dos portadores da Síndrome de Peter Pan serem homens, e do Complexo de Wendy serem mulheres, ambos os sexos podem ser afetados, ainda que em menor proporção.
Síndrome de Peter Pan
A síndrome de Peter Pan se caracteriza por um conjunto de comportamentos apresentados por um homem, que não sabe ou não pode renunciar ser filho para se tornar pai, ou seja, são homens que não querem deixar de ser crianças. Sentem-se e vivem como crianças e esperam ser entendidos pelos demais.
A síndrome de Peter Pan se caracteriza, portanto, pela imaturidade em certos aspectos (psicológicos, sociais, a ate problemas sexuais), além de apresentar comportamentos narcisistas, de dependência, irresponsabilidade, rebeldia, etc. Acima de tudo, são homens que temem a solidão, o abandono e o fracasso. Costumam ter mais de 30 anos e irradiam bem estar no primeiro momento em que os conhecemos. A irresponsabilidade é uma de suas características principais, que exercem colocando a culpa nos demais e faltando a compromissos. No âmbito dos relacionamentos amorosos, não se esforçam para fazer parte de um casal maduro e estável.
São homens-meninos que resistem a crescer e amadurecer, por isso são incapazes de cuidar, proteger ou levar adiante um relacionamento amoroso. Por isso, a maioria deles só têm relações superficiais, sem permanecer por muito tempo numa relação estável, já que costumam fugir do compromisso.
Complexo de Wendy

O complexo de Wendy pode ser reconhecido em mulheres que manifestam uma preocupação excessiva pelo bem estar do outro, acompanhada de sentimentos de medo à rejeição e insegurança contínua. Essas mulheres apresentam uma série de condutas significativas, como por exemplo: sentir-se imprescindível, tentar fazer o par feliz de maneira persistente, evitar que o outro se chateie, se desculpar por tudo que faz, etc. As mulheres que manifestam este complexo procuram ser aceitas pelos demais, através de condutas de agrado dirigidas aos outros, pois acreditam que assim ganharão respeito.
São mulheres prisioneiras do medo à rejeição e do abandono, com forte tendência ao auto-sacrifício. O complexo de Wendy tem, portanto, características de super-proteção sobre o outro. Atitudes como “Faço eu mesma”, “Não se preocupe”, “Não sei o que você faria sem mim”, caracterizam as mulheres Wendy atuais. Elas exercem na relação amorosa uma figura maternal, ao invés da figura de esposa, favorecendo assim, a imaturidade masculina, ou a conhecida síndrome de Peter Pan.
Ismenia Woyame por JADER MENEZES.

 

 

7 de out. de 2016

MÃE NÃO É MELHOR AMIGA: É UMA MÃE



Uma mãe não é uma melhor amiga: é uma mãe

Existem pessoas que consideram que o melhor relacionamento que pode existir entre uma mãe e sua filha é o de “melhores amigas”. Contudo, esta situação pode acabar favorecendo a aparição de uma rivalidade mútua, a perda do respeito, a confusão de papéis, e inclusive a invasão da privacidade.
Os filhos precisam de um adulto que lhes dê o exemplo, que seja uma referência de autoridade e de respeito. Que os orientem e lhes deem proteção e apoio, para que estejam em posição de manifestar essa estabilidade emocional e a saúde mental que tanto requerem e que outorga uma ordem à sua existência.

O problema desse tipo de relacionamento esbarra no fato de que o limite saudável desaparece no relacionamento mãe-filha. A princípio este vínculo precisa ser de acompanhamento e educacional, mas uma aparente amizade pode transformá-lo em um elemento controlador e superprotetor. Isto faz com que não se possa construir um modelo de respeito e autoridade, porque a mãe é percebida como um par.
Neste tipo de relacionamento, insana e confusa, cria-se uma elevado nível de insegurança na filha, pois as decisões dela ficam sujeitas ao conhecimento e à aprovação da sua progenitora, que do contrário se sente decepcionada. Este sinal de superproteção tem um resultado nefasto no desenvolvimento da personalidade da filha, pois gera uma dependência nociva entre as duas.
As diferentes formas de ser mãe

Quando a figura de autoridade não é entendida com clareza pela filha, ela terá uma sensação de falta de proteção. A autoconfiança será abalada. Ela duvidará quando tiver que tomar decisões e isso comprometerá a sua aspiração de independência.
Que o relacionamento mãe-filha não seja de amigas em nenhum momento significa que não possa ser próximo e enriquecedor para ambas. Mas uma coisa é serem amigas, e outra muito diferente é serem mãe e filha. Sem dúvida, uma boa mãe sempre procura o melhor para a sua filha. Contudo, isto não lhe dá o direito de invadir a sua privacidade, com a desculpa de se aproximar da sua filha como uma amiga.

É fundamental compreender a origem desse fenômeno. Na maioria dos casos, este comportamento por parte da mãe evidencia conflitos emocionais relacionados à dependência. E em alguns casos, esses conflitos vêm acompanhados de depressão e temor de que a filha repita os seus mesmos erros. Neste sentido, a mãe é obrigada a resolver tais conflitos por conta própria ou com a ajuda de um profissional.
Ismenia Woyame Psicóloga por EDITH CASAL

9 de ago. de 2016

PORTAL OSV TERAPIAS


Caros Amigos e Colegas Terapeutas,

Você está convidado a fazer parte desse time de terapeutas que estão se inscrevendo no mais novo e moderno site de busca o Portal OSV - Ouvir, Sentir e Viver, que foi criado com o objetivo de divulgar terapeutas de todas as áreas da saúde (psíquica e emocional).
Para participar entre no site e faça um tour pelo site e deixe sua mensagem de interesse no e-mail e/ou telefone. Nesse inicio estamos oferendo uma oferta com valor promocional que será cobrado pelo período de 6(seis) meses .
Nosso lema é a rapidez, funcionalidade e praticidade. Dessa forma podemos oferecer um serviço impar de excelência rapidez.
Venha fazer parte desse grupo! Cadastre-se.
Entre em contato suporte@portalosvterapias.com pelo tel. 21 997534154 e 997525697
Aguardamos seu contato.
Atenciosamente, OSV. O Portal das Terapias.
 

3 de ago. de 2016

OLIMPIADAS BRASIL



O Espírito Olímpico de todos Nós.

Estamos chegando à reta o grande dia da abertura dos XXXI jogos Olímpicos.  A primeira a ser  realizada na América do sul, no Brasil  e na cidade do Rio de Janeiro. Foram muitos entraves, obras, interdições etc.  Grandes transtornos para a nossa cidade.

Mas não estou aqui para falar de obras, inaugurações  gastos ou assuntos políticos. Estou aqui como uma pessoa que trabalha com as emoções dificuldades de relacionados das pessoas. Estou aqui como psicóloga e psicoterapeuta.

Vejo a mídia endeusando todos os nossos atletas em todas as modalidades, contando as histórias de suas vidas suas lutas, dificuldades, solidão e glórias  obtidas, na maioria, fora de nosso País. Isso me preocupa muito, pois não vejo pelo menos divulgado na mídia algum tipo de trabalho ou suporte emocional para esses atletas. Vejo sempre vários patrocínios etc, para os mais conhecidos, ou seja, aqueles que já adquiriram fama ou títulos, mas, alguém está realmente preocupado  com o lado emocional de cada um desses atletas? Seja em competição individual como coletiva?

LEMBRAMOS que é  uma cobrança  muito grande em cima de cada um deles. Representar seu país no maior evento esportivo mundial, dentro de sua própria casa. (Seu País, nosso País) É uma expectativa muito grande. Ainda está na nossa memória  o 7 a 1 da Copa do Mundo. Na época ninguém se preocupou em fazer um acompanhamento terapêutico dos  atletas, seus medos suas dificuldades de trabalhar numa coletividade diferente da que se está habituada, “muitas estrelas juntas” sobre pressão com a obrigação  de apresentar excelentes resultados principalmente  para os patrocinadores é também para toda a nação  brasileira. O suporte psicológico  não era por questões  financeiros  mas, por ignorância falta de conhecimento  em saber o quanto é importante o atleta  ter com quem dividir e reconfigurar suas dificuldades  pessoais e familiares.

E os nossos outros atletas? Quem dá suporte para essa cobrança.  A família deles vão  apoiar com torcida mas nada além disso  por não estarem  preparada profissionalmente para os medos e receios os  brancos  que acontecem na hora da competição.

Portanto senhores  dirigentes comissão  técnicas etc, estejam atentos a cada um de nossos atletas desde a maior estrela do futebol como o ilustre desconhecido canoísta ou outros atletas desconhecidos da população. aqueles que não tem patrocínio o ano inteiro  e se fizeram por si só!!!.

Que venha o Podium, o Ouro, a Prata e até o Bronze, mas, que as tristezas  que se por acaso  ocorrerem também sejam abraçadas  com apoio e carinho.

Ismenia psicoterapeuta e psicóloga.

22 de jul. de 2016

ESPÍRITO OLÍMPICO



ESPÍRITO OLÍMPICO

 

Estamos vivendo um momento único, todos voltados para o Espírito Olímpico Brasileiro, especialmente na Cidade do Rio de Janeiro. Nesse momento nos vem a sensação que muito de nós iremos e, por que não dizer a maioria do brasileiros, estarão na torcida e com o pensamento positivo , seja ao vivo na competições ou pelos telões espalhados pela cidade. Mas, por outro lado nós como atletas amadores cremos que temos boas possiblidades de ganhar boas medalhas sim, e em diferentes categorias nessa jornada.

 

Faltam poucos dias para o inicio!!!

 

Por outro lado, muitos de nós talvez não tivéssemos a real percepção que, já há muitos meses, anos talvez, vimos treinando sem perceber, o quanto todos somos também atletas urbanos. Nesse período olímpico, teremos vários esportes em exposição e, o tempo todo estaremos vibrando e torcendo junto e para o nosso País.

 

A seguir estaremos fazendo uma analogia metafórica, sugerir algumas categorias que acho mais reais por corresponderem ao nosso dia a dia de cidadãos brasileiros com possíveis chances de  conquistar medalhas.

  

·         - Uma primeira prova de meu ponto de vista seria de grande importância é corrida de obstáculos dos 100 metros do cheque especial, cartão de crédito, de contas a pagar e dívidas adquirida.

 

·         - Outra modalidade, corrida, podendo ser 100, 200, 1000 metros ou até uma maratona a mais realista e próxima de nosso viver, pelo nosso trabalho, conquistando a cada dia, novos clientes, pacientes, fazendo vendas, fechando novos negócios e sempre com o propósito olímpico de ganhar dinheiro.

 

·         - Na prova de Natação podemos nos candidatar ao estilo 100 metros nado de costas, para que o nosso passado não interfira no presente nas atitudes e comportamentos negativos . Outra variante seria nado 100 metros borboleta, para continuar nos transformando e poder crescer nessa atmosfera social de crise. No estilo crowl 100 metros, bom para nadar contra as emoções das raivas, impunidade social, da depressão, da impotência sobre a corrupção e contra o medo futuro após essa olimpíada e de toda essa euforia e maquiagem em nosso pais esta instalando, que possivelmente nos deixará nadando contra corrente.

 

·         - No remo talvez uma boa prova embora não sejamos “expert” seria skiff; 500 metros, remando contra o pensamento negativo desse consciente coletivo de frustação, remando contra os preços abusivos expostos e tentar manter o equilíbrio e o foco de nossa vida porque se sairmos do pensamento o barco afunda.

 

·         - No judô seria mais interessante observar do que participar, mas, no momento deveríamos ao invés de nos candidatarmos a competir; ficar no tatame observando atentamente o treinamento aprendendo para não levar rasteira de pessoas, parentes e amigos, a nos defender e dessa forma aprendermos a lutar contra nosso próprio sabotador interno.

 

Por isso meus amigos e amigas acreditem que no final dessa olimpíada iremos ganhar medalha sim, lembre-se que: sempre fomos e somos heróis e heroínas, a nossa história está aí para contar e provar embora na maioria das vezes não fomos ou, não somos valorizados ou reconhecidos, por isso se preparem treinem mais, firme forte e, com disciplina, que o ouro é nosso!!!.

Miguel Angel & Ismenia Woyame
 

14 de jun. de 2016

REFLEXÕES


REFLEXÕES

 A VIDA É UM BAILE DE MÁSCARAS.

“A vida é um baile de máscaras, você afirma, e para você isso é material de diversão inexaurível, e até agora ninguém conseguiu conhecer você, pois toda revelação que você faz é sempre uma ilusão”.
Sua ocupação consiste em preservar seu esconderijo, e você é bem sucedido nela, pois sua máscara é a mais enigmática de todas.

De Fato você é NADA: Você é meramente uma relação com os outros e o que você é? Você é por virtude resultado dessa relação. (...)


Você não sabe que vem a hora de meia noite em que todos têm que lançar fora suas máscaras?
Você crê realmente que a vida se deixará zombar para sempre?
Ou talvez você pensa que pode escapar um pouco antes da meia noite para escapar disso?


Ou não fica apavorado com essa ideia? (...) Você consegue pensar em algo mais apavorante do que pode acabar acontecendo: Sua natureza se resolvendo numa multiplicidade, que você realmente pode se tornar muitos?

Se tornar, como aqueles infelizes demônios, uma legião, e assim perder a coisa mais sagrada e preciosa de um homem - o poder unificador da personalidade. "

Ismenia Woyame por Sören  Kierkegaard.

10 de jun. de 2016

FACEBOOK VOCE CURTE?



Refém de rede social: Facebook

Atire a primeira pedra quem ainda não se rendeu ou se sentiu refém da rede social. Não adianta negar. “E-mails” tornaram-se obsoletos. As pessoas, amigos, clientes, empresas (a grande maioria) não mandam mais e-mails. Tudo vem pela rede social, sejam propagandas, postagens, flyer, recados abertos desinibidos ou, os menos compromissados ou não comprometedores e descontraídos, ou por inbox, os mais pessoais.
Não importa de que maneira ou modo for, quando começamos a ver nossos recados acabamos nos rendendo as postagens dos amigos, e assim, o tempo passa e não percebemos o total de tempo que gastamos apenas para ver o que era um “simples recado”. Pois é, assim como uma droga, a rede social chega rapidinha e vai nos contaminando, “conquistando” e nos viciando.

Da mesma forma que vemos as postagens dos amigos e amigos dos amigos, começamos a sentir a necessidade de também colocar nossos pensamentos, ideias e acontecimentos pessoais ou sociais, políticos e até divulgação de trabalho e por aí vai.
Muitos fatores são positivos na rede social. Aproxima-nos das pessoas e parentes distantes. É interativa, rápida, nossas questões e dúvidas (trabalhos escolares, universitários, cursos etc.) são rapidamente respondidas até mesmo por pessoas que necessariamente não é “amiga”(o), pois de alguma forma alguém multiplica nossa questão.

Por outro lado, o fator negativo é que, um comentário, atitude, brincadeiras, postagens ou vídeo de mau gosto, cai no gosto popular e se propaga mais rápido que um flash de um relâmpago e podemos magoar, ou difamar uma pessoa tão rápida que não tem conserto “a posteriori”. Portanto, devemos sempre ser cuidadosos com nossas curtidas e compartilhamentos ou postagens, para não termos que nos arrepender de atos impensados.
Ismenia Woyame psicóloga psicoterapeuta.

 

 

21 de nov. de 2015

FRAGMENTOS DE JUNG

 
                                                Nossas construções arquetípicas.
 
" o espírito não pode ser tábula rasa, pois a critica dos princípios do nosso pensamento esclarece que certas categorias de nosso pensamento são fornecidas a priori, isto é, antes de todas experiências, estando presentes simultaneamente com o primeiro ato de pensar, e constituído até suas prévias condições formativas. O que Kant demonstrou para o pensamento lógico, também é valido, e em muito maior grau... À psique... É verdade que faltam conteúdos concretos, mas as possibilidades continentes estão dadas a priori da própria experiência. São ideias ante rem, condições formais, diretrizes básicas traçadas a priori e que atribuem à matéria da experiência uma determinada configuração, de modo que, tal como Platão as concebeu pode-se pensa-las como imagens, como esquematizações, em certa medida, ou como possibilidades funcionais herdadas... Daí resulta que até a mais livre atividade do espírito, a fantasia, jamais pode ocorrer desenfreadamente... Fica sempre ligada a possibilidade previamente formadas, as imagens primordiais originais"
Jung. V. VI  § 356.
 

29 de out. de 2015

NOSSA CASA: REFUGIO OU ESCONDERIJO?


NOSSA CASA: REFÚGIO OU ESCONDERIJO?

Há muito venho observando, mas, só recentemente comecei a me dar conta realmente de que nos dias de hoje uma grande quantidade de pessoas tem  “opta do” por diferentes desculpas ou motivos, pelo fato de gostar de ficar em casa, e, com isso,  cada vez mais não conseguem sair. Elas justificam para si próprias e para os outros que não querem fazer isso, mas, o que tenho percebido é que esse “ficar em casa” sobre um ponto de vista psicológico e teórico é que elas estão deprimidas e até desenvolvendo um estado de pânico.

Esse modo de ficar em casa é uma forma de refúgio, segurança e proteção; então me pergunto: será mesmo uma maneira de escamotear seus medos? De se “enganar”? De se expor de falar ou de se expressar? Por que sair? Se aqui estou “protegida” atrás dos meus muros, grades e portas? Por que sair se aqui ninguém vai me incomodar?

A casa representa nosso próprio eu, e qual será o medo que assombra a minha casa além de minha consciência? De sair e me expor, sair para ser “depredada/o”, massacrada/o pela sociedade?

Ou será o medo de me relacionar com alguém, de me entregar, de me mostrar? E ser realmente quem eu sou com meus defeitos, medos, anseios, virtudes e sentimento que nem eu conheço, e por que então me aprisiono em casa? Por que preciso me esconder? É mais forte que eu?

Sair de casa é sair para a guerra das cidades que todos os dias temos que enfrentar. A casa representa nosso refugio sim, um abrigo, mas ficando apenas dentro dela com certeza, não vamos ganhar a guerra.

Um bom guerreiro, mesmo se sentido sozinho,  luta para vencer para se  superar. Ele luta para vencer seus próprios medos, mesmo sabendo que pode contar com os “amigos emocionais invisíveis”  que nos protege dentro de nosso refugio.  Mas, precisamos aprender a colocar nossos escudos e espadas para poder encarar a guerra lá fora de casa, ou até mesmo de cara limpa sem reserva, medos, receios, e desta forma com toda certeza nos tornamos confiantes e vencedores sem depressão e sem pânico ou qualquer síndrome que nos paralise e nos impeça de procurar a felicidade de viver.
 
Ismenia Woyame psicóloga e psicoterapeuta.

 

 

25 de jun. de 2015

Metamorfose = Transformar = Mudar

No nosso dia a dia, sair do conforto e arriscar algo novo é difícil para a maioria das pessoas, mas, se ficarmos parado esperando que a vida aconteça em nossa volta, ou, que o inesperado bata à nossa porta, será mais difícil ainda.  É querer muito!
Portanto, se você está insatisfeito(a) com seu dia a dia e vive reclamando que nada acontece, por que você não resolve dar o primeiro passo?
Saia  do casulo! Não é fácil, mas o tempo está passando. Portanto, movimente-se, transforme-se, arrisque e veja o mundo lá fora sem medo, e então você terá dado o primeiro passo para a transformação, e isso é o que chamamos de metamorfose. É o processo que a Lagarta sofre antes de se tornar numa Borboleta e poder voar.
Todos nós buscamos a felicidade, a questão está em ter coragem de viver e de enfrentar, o que significa correr riscos. 
Ao assumirmos nossos riscos, adquirimos a responsabilidade, sabendo que não podemos controlar a nossa vida, como menciona o filósofo Arthur Médice “a grande angustia do ser humano”.
Para se transformar primeiro é preciso se aceitar por inteiro, com defeitos, qualidades e virtudes. Só assim conseguimos nos ver e analisar os outros. e com isso, buscarmos algo novo.
Desta forma, podemos ter em mente apenas duas palavras:
1º OUSADIA é a palavra do momento, nessas horas ter autoconfiança é essencial para mostrar aos outros a que viemos. Tomar a iniciativa e deixar de lado a modéstia, pois essa será uma das formas que trarão o reconhecimento de suas ações.

2º MUDAR o que nos causa sofrimento é difícil, já que existe um conforto no conhecido. Mudar para o desconhecido é um passo difícil e assim resistimos muitas vezes por medo. Mas, se não tivermos coragem, nunca saberemos o  que tem do outro lado. e nunca venceremos, pois nunca nos reconheceremos de fato. 
Ismenia Woyame
Revisão: Darlan Cézar

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O PSICÓLOGO, PSIQUIATRA, PSICANALISTA E O NEUROLOGISTA?

O psiquiatra é um médico com especialização em Psiquiatria, ou seja, pode internar e prescrever medicamentos. Já o psicólogo não está habilitado a fazer essas coisas, pois sua formação não é médica. Ele faz o curso de Psicologia e ao concluí-lo pode se especializar no trabalho clínico, atendendo pessoas no consultório; ou pode ainda optar por atuar em outros ambientes, como hospitais, empresas ou instituições de ensino ou pesquisa. 

Em um desses contextos, o psicólogo se especializa e torna-se habilitado para a análise e intervenção nos fatores ambientais relacionados ao comportamento humano.

A Psicologia é constituída de várias correntes teóricas, portanto, os psicólogos e psiquiatras que atuam com psicoterapia fazem cursos de formação clínica de acordo com o referencial teórico ao qual se identifica e passam a ser reconhecidos como terapeutas comportamentais, humanistas, analistas ou psicanalistas. Em geral, esses cursos de formação compõem-se de uma parte teórica, supervisão de casos e a realização de sua própria psicoterapia.

Se o paciente faz psicoterapia com um psicólogo, mas eventualmente necessita de medicação, o psicólogo deve encaminhar essa pessoa a um psiquiatra, que poderá fazer um acompanhamento medicamentoso em paralelo com a psicoterapia. Por sua vez, o psiquiatra que não faz psicoterapia e considera que o paciente apresenta problemas de ordem emocional, deve encaminhá-lo para que faça psicoterapia. Talvez a maioria das pessoas que necessitam de ajuda psicológica profissional não precise de medicamentos psiquiátricos. E a outra parte pode usá-los temporariamente.

Quanto ao neurologista, ele é um médico que se especializou em doenças do sistema nervoso. Existe o neurologista clínico, que não realiza cirurgias, e o neurocirurgião. Quando falamos em "doenças dos nervos" referimo-nos, em geral, às doenças ou transtornos psicológicos e psiquiátricos tais como irritação, ansiedade e nervosismo. 

Neurologista é o médico que trata alterações como aneurisma cerebral, epilepsia, acidente vascular cerebral (AVC ou derrame) e outros, que podem ser responsáveis pelo surgimento de sintomas psicológicos.

Ismenia Woyame
Revisão: Darlan Cézar

ESCRAVO DO PASSADO



ESCRAVO DO PASSADO

Ser escravo do passado significa que você não se libertou dos sentimentos, e, nem das lembranças desagradáveis e negativas.  Observe seu Eu interior e perceba que isso o mantém acorrentado e amarrado, e, essas correntes pesam muito no seu Eu presente, impedindo-o de se libertar, e, dessa forma abrir os olhos para poder ver novos caminhos à sua frente.  Liberte-se! Você é capaz!   Ismenia Woyame. 

PERFIL


Psicóloga e Psicoterapeuta Ismenia Woyame

Psicóloga e Psicoterapeuta clínica, desenvolve um trabalho direcionado para a solução de conflitos diversos, tais como: ansiedade, autoestima, transtorno do pânico e fobias, estresse, depressão, como também, problemas específicos da criança no relacionado com os pais, com a família e na escola.

Dentre essas especialidades, também trabalha com as dificuldades de relacionamentos do adulto na vida profissional e pessoal, bem como seus relacionamentos familiares tais como: casamento, perdas, luto, e outros.

Possui especialização e formação em:
- Gestalt-terapia e Arteterapia;
-Terapeuta Familiar Sistêmica de Casal pelo Centro de Gestalt Terapia Sandra Salomão.

Somando a isso, se especializou em;
-Terapia Cognitivo Comportamental pelo CPAF-RJ ;
-Psicoterapia Breve pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro;
-Facilitadora de Constelação Familiar com graduação por Celma Villa Verde.

Participa ativamente e ministra palestras sobre sexualidade humana direcionada a casais  e adultos no sentido de explanar a saúde do corpo, física e mental, através do autoconhecimento do próprio ser.

Pós Graduada em Psicologia Analítica Junguiana pela Universidade Estácio de Sá.

TERAPIA DE FAMÍLIA

A terapia familar....

EVENTOS

CONSTELAÇÃO FAMILIAR

Constelação Familiar é um trabalho terapêutico, fenomenológico e filosófico que foi desenvolvido pelo psicoterapeuta pedagogo Bert Hellinger.

É um processo de terapia breve e que pode ser elaborado ou praticado tanto individualmente como em grupo. Quando é individualmente, o cliente traz a sua questão ou tema, e o facilitador constelador utiliza como ferramentas de trabalho bonecos ou papeis para a representação simbólica da  interpretação e leitura da questão.

Quando o atendimento se dá em um grupo, a questão do cliente é exposta pelo mesmo e naquele  momento os participantes da vivência, poderão ser solicitados a participar da representação temática, e que irão constelar também as suas questões.

O objetivo da Constelação Familiar é trazer a tona, questões, atitudes, pensamentos, doenças, ações, medos etc... Muitas vezes inconscientes, imperceptíveis, situações que precisam ser mudadas e que não conseguem serem feitas sem a ajuda de um profissional.

No trabalho de Constelação tanto individual, como em grupo, forma-se um campo de força como uma Egrégora, que é chamado simbolicamente de movimento da alma. É nesse campo energético que os bloqueios inconscientes, de nossos pais, de nossa ancestralidade, de nós mesmos e outros tantos assuntos que fazem parte das nossas vidas ou fizeram parte da vida dos familiares e antepassados e que perduram ainda hoje, vem para a superfície e se mostram consciente.

Nesse processo terapêutico que foi desenvolvido, aparece essa dinâmica escondida e torna-se ampliada, fazendo com que o cliente tome ciência e possa ter uma reconciliação ou resolução das suas dificuldades.

Desta maneira, quando o individuo se liberta das identificações do passado e com familiares a situação oculta fica consciente de si, dando a sua melhora e a cura torna-se mais acelerada.

Qualquer tema pode ser constelado desde desequilíbrios emocionais sem causa aparente, separações, doenças crônicas, desordem financeira, vida profissional e pessoal entre outros muitos temas.


Ismenia Woyame – Psicóloga Psicoterapeuta e Facilitadora Constelar. 

CONTATO

Tel. (21) 9987.8153

email: psiswoyame@gmail.com

31 de mar. de 2015

QUANDO O ESTRESSE TORNA-SE VISIVEL NO CORPO



Quando o estresse torna-se visível no corpo através da pele.

Estudos científicos comprovam que a carga emocional dos seres humanos (e, também, nos animais) penetra no corpo através dos sentidos e extrapolam no corpo através de sintomas físicos no caso específico doenças da pele conhecidas como dermatites, psoríase entre outros distúrbios psicossomáticos advindas de distúrbios de ansiedade, estresses, depressão, fobias etc.,

Muitos desses sintomas são acumulados durante anos, muitos são causados na infância e só vindos a transparecer na adolescência e muitas vezes apenas na “adultes”.

A correria do dia a dia juntamente com fatores pessoais de cobranças de trabalho, família, estudos, atividades sociais e até fatores climáticos como catástrofes (principalmente) geram ou causam desconforto físico e emocional transparecendo através da pele. É o corpo em desequilíbrio!

Quando enfrentamos situações estressantes ou que nos causam medo (luta e fuga); os sistemas nervoso, hormonal e imunológico reagem com um complicado mecanismo de adequação. O corpo libera os chamados receptores adrenérgicos adrenalina e noradrenalina. Esses receptores liberados elevam a frequência cardíaca e a pressão sanguínea o que nos prepara para a luta ou fuga.

Esses fatores, muitas vezes, costumam causar processos alérgicos ou doenças de pele, tais como dermatites (coceiras, manchas, pintinhas vermelhas) psoríase e até o vitiligo. No caso do vitiligo não é que o estresse provoque, mas, altera sensivelmente a despigmentação da pele. A psoríase uma doença também autoimune (também causada por fatores emocionais) caracterizada como uma forte descamação da pele principalmente em regiões como couro cabeludo, cotovelo e extremidades.

Através de estudos científicos em animais efetuados na Alemanha por Eva Peters comprovam que, sob forte estresse ao analisarem a pele dos animais um tipo especifico de célula nervosa se multiplicava de forma mais rápida e nessas ocasiões os neurônios liberavam diversas moléculas entre elas a chamada “substancia P” este por sua vez colocam em cena os mastócitos agentes imunológicos que liberam a histamina (substancia que aparece nos casos de alergias causando coceiras e inchaços)

Todos esses sintomas crônicos causados pelo estresse são fatores que nem sempre ou na maioria das vezes são tratados apenas com medicação.  Faz-se necessário um acompanhamento não só do médico clinico, mas, de  psicólogo e até de um médico psiquiatra.

No tratamento psicológico o paciente aprende a lidar com os sintomas melhorando sua estima e consequentemente revertendo seu quadro doentio através do diálogo e até de algumas técnicas terapêuticas como relaxamento. Algumas doenças de pele inegavelmente estão associadas a depressão e distúrbio de ansiedade. Através do relaxamento, respiração etc., por exemplo, no caso de dermatite, o paciente aprende a não se coçar o que só piora a situação tendo um maior controle de si.

Dessa forma a terapia não só ajuda a superar o estresse psíquico do dia a dia ou do evento traumático causador, mas, trás um bem estar para o individuo para seu corpo físico e mental como um todo.

Ismenia Woyame psicóloga psicoterapeuta.

Algumas dicas e cuidados para melhorar as alergias e irritações da pele.

·         Limpe a pele de forma delicada;

·         Em vez de coçar assopre, use loções refrescantes;

·         Pratique exercícios ao ar livre de preferencia e passeios ao ar livre;

·         Reserve um tempo para atividades que lhe faça bem;

·         Pratique ou aprenda técnicas de relaxamento por exemplo meditação.

·         Seja Feliz!