1 de fev. de 2018

COMPROMISSO COM A VIDA


                                          Compromisso com a vida.

Não importa a dor ou o momento que você está passando, você tem um compromisso com a vida. Esse compromisso ultrapassa essa fase, essa hora ruim que você pode estar passando.

Tem coisas que nós não podemos evitar. Você constrói uma bela casa na praia, com muitos quartos, varandas e piscina com vista para o mar. Chega um furacão e leva toda a sua casa, seus móveis e seus sonhos em questão de minutos. Será que você poderia evitar esse furacão?

Assim, nós construímos castelos dourados em nossas fantasias e sonhos. Reunimos os melhores móveis de nossa existência e decoramos as nossas casas do jeitinho que nós queremos. As vezes os engenheiros da vida avisam que nosso projeto está errado, que vamos quebrar a cara, mas nós escutamos? Claro que não. Somos teimosos, tinhosos e orgulhosos.

Seguimos em frente contra tudo e contra todos e algumas vezes, fechamos os olhos para não ver o que todo mundo já viu. Então, o furacão da vida chega e sem cerimônia, sem pedir licença, arranca nossos sonhos e joga tudo no chão. Resta o choro, o pranto e a dor.

Quanto mais rápido, você trabalhar na reconstrução da sua "casa", mais rápido a felicidade volta para sua vida. Nesses momentos de reconstrução, os amigos são os melhores ajudantes e apoiadores que precisamos. Amigos são vigas sólidas que qualquer casa necessita.

Não demore para tomar a decisão de reconstruir a sua casa, digo, a sua vida. A dor se torna menor quando não deixamos muitas lembranças em nossa porta. Normalmente a porta da nossa vida é o coração. Que tal limpar a sua porta?
 
Paulo Roberto Gaefke por Ismenia Woyame psicóloga
 

 

27 de jan. de 2018

Gratidão



Hoje! Por que Hoje? Todos os dias são iguais aos outros!

Bom, Hoje para mim foi um dia importante, pois, depois de um ano e alguns meses de adiamento consegui finalmente terminar oficialmente minha pós-graduação e psicologia junguiana. Não que mais um papel na parede seja importante, mas pela energia que foi dirigida para mais esta formação e que ao longo do caminho muitas pedras foram aparecendo e até muros construídos, muitos empecilhos.
Posterguei o mais que pude para terminar esse processo, mas ao mesmo tempo que lutava para não desistir, embora a tsunami fosse maior que minhas forças “aparentemente”.
Bom, depois de muitas batalhas, perdas, doenças, lutos, etc., com tudo isso eu consegui voltar a superfície pós tsunami respirar e voltar ou ser levada de volta para o fundo e retornar teimosamente.
Realmente cheguei a conclusão que se você não desisti de si mesmo, o mundo de alguma forma confabula ao seu favor embora você “ache” “pense” que todos estão de dando uma rasteira. Não Importa! O  mais importante é que depois de muitas lutas e rasteiras, muitos tropeços e quedas você pensa...  EU SOU FORTE! Ninguém vai me derrubar! Eu vou chegar lá!  Pode demorar, mas vou conseguir! E Isso aconteceu HOJE.
Muito feliz, pois apesar de contra tudo e contra todos que cheguei a linha final ou linha de chegada.
Obrigada à todos aqueles que me deram força e até aqueles que me fizeram desistir... afinal o que significava mais um papel na parede?
A resposta é simples não é o papel e sim todo o aprendizado, todo o conhecimento que vem junto. Todo um arcabouço de conhecimento.
Beijos a todos e obrigada àqueles que acreditaram em mim apesar de todas as adversidades. EU consegui! TCC entregue e aprovada!!!
Não é o papel na parede que importa e sim a soma desse papel com todos os outros que estão na pasta e não na parede! É como uma poupança lucrativa que rende bons juros. Os juros nessa metáfora é o conhecimento e seu reconhecimento profissional.
Por isso nunca desista de tentar aprender algo novo, ou algo que você gostaria de fazer e não podia. Corra atrás dos seus sonhos! A vida é muito curta aproveite tudo àquilo que ela coloca no seu caminho, mas que não o desmoralize e sim o engrandeça!
Hoje eu mesmo digo Parabéns para mim! Talvez porque mudei também o modo de visualizar a corrida. Ao invés de correr atrás do sonho e sim conseguir emparelhar com o com cocheiro da carruagem e alcança-la antes que ela desça ou cai no precipício.
Obrigada a todos que torceram por mim e me deram força para não desistir. Valeu a conquista!


Ismenia Woyame psicóloga e psicoterapeuta.

5 de jan. de 2018

A VIDA OU VIVER A VIDA?



O que é a vida? E, o que é viver nessa vida?

Ultimamente, ando me perguntando sobre a vida... Creio que a vida é tudo isso que vemos no nosso exterior. É o um do lá fora, fora de nós. A natureza, as pessoas, tristezas, alegrias, as mazelas, pobrezas, guerras, paz, amores etc... Isso tudo é o que compõe a vida e, cada um de nós tem um pouco disso em sua vida.

E como é viver nessa vida? Creio que viver nessa vida são as nossas escolhas o como essas escolhas se apresentam. De que maneira eu escolho viver nessa vida nesse mundo? O que é bom para mim ou o que não é como saberei? Aonde eu me apego e onde posso me desapegar?

É difícil eu viver numa “”zona de conforto”  boa ou ruim mas conhecida, porem nem sempre esss zona de conforto me tras o que é paz ou o eu penso ser felicidade. Ela me dá uma certo “bem estar” porque me dá preguiça de lutar de querer correr atrás de algo mais distante ou de de alcançar o outro lado “desconhecido” de acordar!!!! ´´E cômodo. É isso é essa pseudo comodidade. SAIR DA ZONA DO CONFORTO DÓI!      !

Dói porque a gente vai deixar aquilo que já conhecemos por algo totalmente desconhecido “as vezes se tem ate um vislumbre” mas ainda dá medo e não estamos muitas vezes preparado para isso! O Medo paralisa.

Os dois se misturam são se separam não se islam. A gente vive nessa vida! Outra vida seria uma outra dimensão. Mortr, ou sei lá que nome se dê. Outras vidas!

Mas esta vida que nós vivemos são o nosso presente, são nossas ideias, sonhos, ideais, famílias, amores, desamores, tristezas alegrias, ganhos e perdas. Tudo isso faz parte de nosso viver! E como vou diferenciar  meu viver do outro? Fazendo minhas próprias escolhas certas ou erradas. De preferencias CERTAS!. Esses serão nossos desapegos ou as escolhas de que caminhos irá percorrer. Podemos refaze-los quantas vezes forem necessários, mas são nossas escolhas!

Isso tudo é um viver a vida viver pela  vida e lutar pela vida! Brigar por um lugar ao sol, “brigar” entre aspas, correr atrás dos sonhos, realizar metas, trabalhos, ajudar um amigo ou um familiar.
 

A vida na realidade é efêmera. Valorizamos muitos bens materiais, quando o que é mais importante e ternos saúde amigos, companheiros, amante (alguém a quem muito amamos, amores...

Então? Vamos viver a vida? Com consciência, mas com sabedoria. Que você tenha um feliz 2018 cheio de grandes realizações da sua vida e de todos os seus.

Ismenia Woyame. Psicóloga, Psicoterapeuta e terapeuta de Família e Psicosexóloga em terapia junguiana.

 

 

 

23 de dez. de 2017

Livro: Voce sabe onde mora?


Você sabe onde mora?

Available in Brazil
Shop from Brazil to buy this item.
Shop Now

Synopsis

Expand/Collapse Synopsis

Este livro trás em si uma proposta de servir como um manual prático, pois, além de ideias inovadoras, com o objetivo de proporcionar ao leitor, um entendimento e fazer uma integração de si mesmo através de sua casa.
Você sebe onde mora, É uma ferramenta de diagnóstico complementar para utilizar a casa como processo vivo e criativo, com o propósito de trazer uma abertura a uma nova percepção dos aspectos inconscientes refletidos em nossos imóveis onde habitamos e observar os aspectos que precisam ser integrados à personalidade, e assim, possamos concentrar a verdade mais profunda de nós mesmo.
Essa nova consciência do ambiente nos fortalece psiquicamente, para algo relevante sobre nós e assim podermos emergir, trilhando o caminho que escolhemos, podendo examinar com mais clareza o que nos acontece no momento presente, e entender que somos parte integrante de nossa casa. Através dessa compreensão podemos enxergar novas possibilidades de escolha mais afinada com nossa verdadeira natureza, abrindo novos caminhos de percepção, entendimento e realização pessoal.
Tomar consciência e apropriarmos de nosso espaço no momento presente nos permitirá curar, crescer e evoluir mais rapidamente.

 
Compre pelo do  site:
www.kobo.com

11 de dez. de 2017

ACUPUNTURA FACIAL



                                                Acupuntura Facial
Técnica chinesa milenar, conhecida por livrar o corpo de dores e incômodos na saúde, a acupuntura vem se tornando referência também no mercado da beleza. Isso porque a técnica é capaz de rejuvenescer a face ao amenizar as rugas, melhorar a acne, reduzir a flacidez facial, combater o excesso de oleosidade e trazer viço à pele. Ela tem como objetivo melhorar a oxigenação, ativando a circulação sanguínea e energética local, o metabolismo e a sustentação da pele.

Esse tratamento não é novidade, já que as imperatrizes das diversas dinastias da Antiga China já usavam esse método para aliviar as marcas de expressão.
 
Estudos conseguiram comprovar, através de cortes histológicos da pele, que a técnica desencadeia a síntese do colágeno e elastina, o que se percebe na prática, pela textura da pele. Agulhas finíssimas são colocadas em pontos nos meridianos da face.
Para melhores resultados, associa-se ao equilíbrio sistêmico, com agulhas pelo corpo para tratar distúrbios que contribuem ao envelhecimento.

Esmara Pugliesi – Acupuntura Profissional

 

24 de jul. de 2017

Filosofia e Vida


Não valorizando os tesouros, mantém-se o povo alheio à disputa
Não enobrecendo a matéria de difícil aquisição, mantém-se o povo alheio à cobiça
Não admirando o que é desejável, mantém-se o coração alheio à desordem
O Homem Sagrado governa
Esvazia seu coração (11)
Enche seu ventre (12)
Enfraquece suas vontades (13)
Robustece seus ossos
Mantém permanentemente o povo sem conhecimentos e desejos
Faz com que os de conhecimento não se encorajem e não ajam
Sendo assim

Nada fica sem governo
11 SHIN: Coração tem sentido de razão, emoção e intenção.
12 FU: Ventre tem sentido de vitalidade.
13 DZE: Vontades tem sentido de desejos.

O  tao te Ching
por Ismenia Woyame Psicologa Psicoterapeuta



20 de jul. de 2017

A BONDADE SUBLIME


A bondade sublime é como a água(21)
A água, na sua bondade, beneficia os dez mil seres sem preferência
Permanece nos lugares desprezados pelos outros
Por isso assemelha-se ao Caminho
Viva com bondade na terra
Pense com bondade, como um lago
Conviva com bondade, como irmãos
Fale com a bondade de quem tem palavra
Governe com a bondade de quem tem ordem
Realize com a bondade de quem é capaz
Aja com bondade todo o tempo
Não dispute, assim não haverá rivalidade

21 SUE: Água. No I Ching, é o primeiro elemento da natureza, representa o princípio. Na alquimia taoísta
corresponde ao Sopro Primordial.


O Tao te Ching postado por Ismenia Woyame

27 de abr. de 2017

O BEM E O MAL


              O Bem e o Mal

                    

Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco diferente do que era antes.
O bem quando amadurece, se mostra cada vez mais diferente, não só do mal, mas de qualquer outro bem. O mal pode ser desfeito, mas não pode transformar-se em o bem.
Quando as coisas vão mal, parece que vão de mal a pior durante certo tempo, mas quando começam a ir bem, parece cada vez melhores. (em As crônicas de Nárnia)
C.S. Lewis.

 Por  Ismenia Woyame

13 de abr. de 2017

VIVA CADA MOMENTO DE SUA VIDA ...



Viva cada momento de sua vida sem se preocupar com coisas que você não pode mudar.

Para aproveitarmos cada momento de nossa vida é necessário que adotemos uma forma de atitude consciente e inteligente para usufruirmos cada minuto ou cada tempo precioso de nossa vida, pois ela é única e é só nossa. Se não podemos consertar ou modificar aquilo que nos incomoda ou que pensamos não está correto, perdemos um tempo precioso para olharmos e tentar consertar o nosso real entorno.
Entende-se por uma atitude inteligente aquela que é feita por nossas escolhas, decisões e propósitos. Devemos sempre pensar que precisamos ser feliz viver a vida do modo como ela se apresenta e tirar tudo de bom que ela nos oferece, não precisamos olhar o lado “escuro” da vida. Isso não quer dizer que sejamos alienados, mas, que, se não podemos mudar o que está a nossa frente, devemos aproveita e “fazer um bom proveito de um mau negócio”!

Atitude de inteligência se entende pelas clarezas de nossos propósitos, intenções de vida determinada e bem resolvida, tudo aquilo que nos faz valer viver a vida, independente dos percalços que se apresentam. Mas para que isso aconteça existe algo muito importante que precisamos aprender a fazer ou aprender a utilizar isso se chama  ENERGIA sem isso nada flui em nossas vidas.
Cada um de nós possui essa energia dentro de si, mas nem todos percebem ou sabe como utilizá-la. Não adianta um bom emprego, um relacionamento, inúmeros diplomas se tudo isso está estagnado e você muitas vezes se sente um “zero a esquerda”. E, tudo que temos ou possuímos torna-se um peso.
Quantas pessoas têm tão pouco, mas  vivem bem consigo e “aparentemente” feliz, isso deve-se ao fato de que elas colocam energia em tudo o que faz na vida.
Portanto, o que realmente precisamos fazer é sacar essa energia de dentro de nós, ao invés de reclamar das coisas da vida, procurar fazer uma respiração profunda e olhar o mundo com outro olhar colocando energia em tudo que se faz. Aí você verá como sua vida vai mudar. Coloque energia em tudo que faz desde uma boa espreguiçada ao acordar, uma boa caminhada, no seu trabalho, seja em casa ou na rua e até nos relacionamentos principalmente.
Perceba a vida com esse olhar e você verá a felicidade dentro de você. Pare de querer consertar o mundo, olhe primeiro o seu com amor e isso se espalhará em sua volta.

Afinal, existe energia maior que o amor?
Ismenia Woyame - Psicóloga psicoterapeuta

21 de mar. de 2017

SINDROME DE PETER PAN



A síndrome de Peter Pan e o complexo de Wendy
 Além da popular história do Peter Pan, na vida real podem existir homens que continuam agindo como meninos, apesar da idade, e mulheres que atuam como mães, ao invés de esposas. Homens Peter Pan e mulheres Wendy? É possível? – Dan Kiley, psicólogo norte-americano, estudou a Síndrome de Peter Pan, conhecida como um trauma que bloqueia a maturidade emocional da criança.

Jaime Lira pesquisou sobre o Complexo de Wendy, analisando como as pessoas focam no cuidado, proteção e controle dos demais. Apesar da maior parte dos portadores da Síndrome de Peter Pan serem homens, e do Complexo de Wendy serem mulheres, ambos os sexos podem ser afetados, ainda que em menor proporção.
Síndrome de Peter Pan
A síndrome de Peter Pan se caracteriza por um conjunto de comportamentos apresentados por um homem, que não sabe ou não pode renunciar ser filho para se tornar pai, ou seja, são homens que não querem deixar de ser crianças. Sentem-se e vivem como crianças e esperam ser entendidos pelos demais.
A síndrome de Peter Pan se caracteriza, portanto, pela imaturidade em certos aspectos (psicológicos, sociais, a ate problemas sexuais), além de apresentar comportamentos narcisistas, de dependência, irresponsabilidade, rebeldia, etc. Acima de tudo, são homens que temem a solidão, o abandono e o fracasso. Costumam ter mais de 30 anos e irradiam bem estar no primeiro momento em que os conhecemos. A irresponsabilidade é uma de suas características principais, que exercem colocando a culpa nos demais e faltando a compromissos. No âmbito dos relacionamentos amorosos, não se esforçam para fazer parte de um casal maduro e estável.
São homens-meninos que resistem a crescer e amadurecer, por isso são incapazes de cuidar, proteger ou levar adiante um relacionamento amoroso. Por isso, a maioria deles só têm relações superficiais, sem permanecer por muito tempo numa relação estável, já que costumam fugir do compromisso.
Complexo de Wendy

O complexo de Wendy pode ser reconhecido em mulheres que manifestam uma preocupação excessiva pelo bem estar do outro, acompanhada de sentimentos de medo à rejeição e insegurança contínua. Essas mulheres apresentam uma série de condutas significativas, como por exemplo: sentir-se imprescindível, tentar fazer o par feliz de maneira persistente, evitar que o outro se chateie, se desculpar por tudo que faz, etc. As mulheres que manifestam este complexo procuram ser aceitas pelos demais, através de condutas de agrado dirigidas aos outros, pois acreditam que assim ganharão respeito.
São mulheres prisioneiras do medo à rejeição e do abandono, com forte tendência ao auto-sacrifício. O complexo de Wendy tem, portanto, características de super-proteção sobre o outro. Atitudes como “Faço eu mesma”, “Não se preocupe”, “Não sei o que você faria sem mim”, caracterizam as mulheres Wendy atuais. Elas exercem na relação amorosa uma figura maternal, ao invés da figura de esposa, favorecendo assim, a imaturidade masculina, ou a conhecida síndrome de Peter Pan.
Ismenia Woyame por JADER MENEZES.

 

 

7 de out. de 2016

MÃE NÃO É MELHOR AMIGA: É UMA MÃE



Uma mãe não é uma melhor amiga: é uma mãe

Existem pessoas que consideram que o melhor relacionamento que pode existir entre uma mãe e sua filha é o de “melhores amigas”. Contudo, esta situação pode acabar favorecendo a aparição de uma rivalidade mútua, a perda do respeito, a confusão de papéis, e inclusive a invasão da privacidade.
Os filhos precisam de um adulto que lhes dê o exemplo, que seja uma referência de autoridade e de respeito. Que os orientem e lhes deem proteção e apoio, para que estejam em posição de manifestar essa estabilidade emocional e a saúde mental que tanto requerem e que outorga uma ordem à sua existência.

O problema desse tipo de relacionamento esbarra no fato de que o limite saudável desaparece no relacionamento mãe-filha. A princípio este vínculo precisa ser de acompanhamento e educacional, mas uma aparente amizade pode transformá-lo em um elemento controlador e superprotetor. Isto faz com que não se possa construir um modelo de respeito e autoridade, porque a mãe é percebida como um par.
Neste tipo de relacionamento, insana e confusa, cria-se uma elevado nível de insegurança na filha, pois as decisões dela ficam sujeitas ao conhecimento e à aprovação da sua progenitora, que do contrário se sente decepcionada. Este sinal de superproteção tem um resultado nefasto no desenvolvimento da personalidade da filha, pois gera uma dependência nociva entre as duas.
As diferentes formas de ser mãe

Quando a figura de autoridade não é entendida com clareza pela filha, ela terá uma sensação de falta de proteção. A autoconfiança será abalada. Ela duvidará quando tiver que tomar decisões e isso comprometerá a sua aspiração de independência.
Que o relacionamento mãe-filha não seja de amigas em nenhum momento significa que não possa ser próximo e enriquecedor para ambas. Mas uma coisa é serem amigas, e outra muito diferente é serem mãe e filha. Sem dúvida, uma boa mãe sempre procura o melhor para a sua filha. Contudo, isto não lhe dá o direito de invadir a sua privacidade, com a desculpa de se aproximar da sua filha como uma amiga.

É fundamental compreender a origem desse fenômeno. Na maioria dos casos, este comportamento por parte da mãe evidencia conflitos emocionais relacionados à dependência. E em alguns casos, esses conflitos vêm acompanhados de depressão e temor de que a filha repita os seus mesmos erros. Neste sentido, a mãe é obrigada a resolver tais conflitos por conta própria ou com a ajuda de um profissional.
Ismenia Woyame Psicóloga por EDITH CASAL

9 de ago. de 2016

PORTAL OSV TERAPIAS


Caros Amigos e Colegas Terapeutas,

Você está convidado a fazer parte desse time de terapeutas que estão se inscrevendo no mais novo e moderno site de busca o Portal OSV - Ouvir, Sentir e Viver, que foi criado com o objetivo de divulgar terapeutas de todas as áreas da saúde (psíquica e emocional).
Para participar entre no site e faça um tour pelo site e deixe sua mensagem de interesse no e-mail e/ou telefone. Nesse inicio estamos oferendo uma oferta com valor promocional que será cobrado pelo período de 6(seis) meses .
Nosso lema é a rapidez, funcionalidade e praticidade. Dessa forma podemos oferecer um serviço impar de excelência rapidez.
Venha fazer parte desse grupo! Cadastre-se.
Entre em contato suporte@portalosvterapias.com pelo tel. 21 997534154 e 997525697
Aguardamos seu contato.
Atenciosamente, OSV. O Portal das Terapias.
 

3 de ago. de 2016

OLIMPIADAS BRASIL



O Espírito Olímpico de todos Nós.

Estamos chegando à reta o grande dia da abertura dos XXXI jogos Olímpicos.  A primeira a ser  realizada na América do sul, no Brasil  e na cidade do Rio de Janeiro. Foram muitos entraves, obras, interdições etc.  Grandes transtornos para a nossa cidade.

Mas não estou aqui para falar de obras, inaugurações  gastos ou assuntos políticos. Estou aqui como uma pessoa que trabalha com as emoções dificuldades de relacionados das pessoas. Estou aqui como psicóloga e psicoterapeuta.

Vejo a mídia endeusando todos os nossos atletas em todas as modalidades, contando as histórias de suas vidas suas lutas, dificuldades, solidão e glórias  obtidas, na maioria, fora de nosso País. Isso me preocupa muito, pois não vejo pelo menos divulgado na mídia algum tipo de trabalho ou suporte emocional para esses atletas. Vejo sempre vários patrocínios etc, para os mais conhecidos, ou seja, aqueles que já adquiriram fama ou títulos, mas, alguém está realmente preocupado  com o lado emocional de cada um desses atletas? Seja em competição individual como coletiva?

LEMBRAMOS que é  uma cobrança  muito grande em cima de cada um deles. Representar seu país no maior evento esportivo mundial, dentro de sua própria casa. (Seu País, nosso País) É uma expectativa muito grande. Ainda está na nossa memória  o 7 a 1 da Copa do Mundo. Na época ninguém se preocupou em fazer um acompanhamento terapêutico dos  atletas, seus medos suas dificuldades de trabalhar numa coletividade diferente da que se está habituada, “muitas estrelas juntas” sobre pressão com a obrigação  de apresentar excelentes resultados principalmente  para os patrocinadores é também para toda a nação  brasileira. O suporte psicológico  não era por questões  financeiros  mas, por ignorância falta de conhecimento  em saber o quanto é importante o atleta  ter com quem dividir e reconfigurar suas dificuldades  pessoais e familiares.

E os nossos outros atletas? Quem dá suporte para essa cobrança.  A família deles vão  apoiar com torcida mas nada além disso  por não estarem  preparada profissionalmente para os medos e receios os  brancos  que acontecem na hora da competição.

Portanto senhores  dirigentes comissão  técnicas etc, estejam atentos a cada um de nossos atletas desde a maior estrela do futebol como o ilustre desconhecido canoísta ou outros atletas desconhecidos da população. aqueles que não tem patrocínio o ano inteiro  e se fizeram por si só!!!.

Que venha o Podium, o Ouro, a Prata e até o Bronze, mas, que as tristezas  que se por acaso  ocorrerem também sejam abraçadas  com apoio e carinho.

Ismenia psicoterapeuta e psicóloga.

22 de jul. de 2016

ESPÍRITO OLÍMPICO



ESPÍRITO OLÍMPICO

 

Estamos vivendo um momento único, todos voltados para o Espírito Olímpico Brasileiro, especialmente na Cidade do Rio de Janeiro. Nesse momento nos vem a sensação que muito de nós iremos e, por que não dizer a maioria do brasileiros, estarão na torcida e com o pensamento positivo , seja ao vivo na competições ou pelos telões espalhados pela cidade. Mas, por outro lado nós como atletas amadores cremos que temos boas possiblidades de ganhar boas medalhas sim, e em diferentes categorias nessa jornada.

 

Faltam poucos dias para o inicio!!!

 

Por outro lado, muitos de nós talvez não tivéssemos a real percepção que, já há muitos meses, anos talvez, vimos treinando sem perceber, o quanto todos somos também atletas urbanos. Nesse período olímpico, teremos vários esportes em exposição e, o tempo todo estaremos vibrando e torcendo junto e para o nosso País.

 

A seguir estaremos fazendo uma analogia metafórica, sugerir algumas categorias que acho mais reais por corresponderem ao nosso dia a dia de cidadãos brasileiros com possíveis chances de  conquistar medalhas.

  

·         - Uma primeira prova de meu ponto de vista seria de grande importância é corrida de obstáculos dos 100 metros do cheque especial, cartão de crédito, de contas a pagar e dívidas adquirida.

 

·         - Outra modalidade, corrida, podendo ser 100, 200, 1000 metros ou até uma maratona a mais realista e próxima de nosso viver, pelo nosso trabalho, conquistando a cada dia, novos clientes, pacientes, fazendo vendas, fechando novos negócios e sempre com o propósito olímpico de ganhar dinheiro.

 

·         - Na prova de Natação podemos nos candidatar ao estilo 100 metros nado de costas, para que o nosso passado não interfira no presente nas atitudes e comportamentos negativos . Outra variante seria nado 100 metros borboleta, para continuar nos transformando e poder crescer nessa atmosfera social de crise. No estilo crowl 100 metros, bom para nadar contra as emoções das raivas, impunidade social, da depressão, da impotência sobre a corrupção e contra o medo futuro após essa olimpíada e de toda essa euforia e maquiagem em nosso pais esta instalando, que possivelmente nos deixará nadando contra corrente.

 

·         - No remo talvez uma boa prova embora não sejamos “expert” seria skiff; 500 metros, remando contra o pensamento negativo desse consciente coletivo de frustação, remando contra os preços abusivos expostos e tentar manter o equilíbrio e o foco de nossa vida porque se sairmos do pensamento o barco afunda.

 

·         - No judô seria mais interessante observar do que participar, mas, no momento deveríamos ao invés de nos candidatarmos a competir; ficar no tatame observando atentamente o treinamento aprendendo para não levar rasteira de pessoas, parentes e amigos, a nos defender e dessa forma aprendermos a lutar contra nosso próprio sabotador interno.

 

Por isso meus amigos e amigas acreditem que no final dessa olimpíada iremos ganhar medalha sim, lembre-se que: sempre fomos e somos heróis e heroínas, a nossa história está aí para contar e provar embora na maioria das vezes não fomos ou, não somos valorizados ou reconhecidos, por isso se preparem treinem mais, firme forte e, com disciplina, que o ouro é nosso!!!.

Miguel Angel & Ismenia Woyame