24 de jun. de 2010

O QUE É GESTALT-TERAPIA?

A Gestalt-terapia é uma abordagem psicológica e tem como data principal de existência a publicação do Livro “Gestalt- Therapy: excitement and Growth in the Human Personality” escrito por F. Perls, R. Hefferline e P. Goodman. Em 1951. Este livro foi editado em dois volumes, embora aqui no Brasil só o referente a conceitos teóricos foi publicado em 1997.

Perls (Frederick Perls) é considerado o principal criador da Gestalt-terapia.
A Gestal-terapia de inicio, surgiu como uma proposta clinica, mas ao longo dos anos foi ganhando campo de atuação se fortalecendo e hoje é uma abordagem psicológica.

A Gestalt-terapia tem uma predominância na visão holística o que envolve compreender o ser humano, sua natureza, seu meio e todos os fenômenos que o envolve. Estuda o homem como um ser indivisível, um todo que é muito maior que a soma de suas partes. Desta forma, o homem não pode ser compreendido isoladamente ele é corpo e mente, onde não há separação entre o sentir, pensar e o seu agora. Seu corpo e suas manifestações são partes de um todo. Assim, se algo muda em qualquer uma de suas partes, física, emocional, espiritual ou mental, o todo é (re)configurado surgindo uma nova Gestalt. Uma nova forma.

O método terapêutico da Gestalt compreende o individuo como um ser uno, observando não somente seu corpo, seu comportamento, seu discurso, como também todas as suas manifestações sensoriais, afetivas e intelectuais e corporais com a finalidade de dar um sentido no seu viver. Para isso a Gestalt-terapia utiliza um sistema descritivo e não explicativo, não interessa o por que e sim o como e a dinâmica é o está acontecendo agora.

Resumindo a finalidade maior é fazer com que o indivíduo, entre em contato com seus questionamentos, emoções e sentimentos, respeitando sua individualidade e tornando-o consciente de suas possibilidades de escolhas perante o meio em que vive.