8 de out. de 2012

GESTALT TERAPIA


Gestalt terapia

A Gestalt terapia é uma abordagem psicoterapêutica, baseada na tomada de consciência e da experiência do ser humano com seu Eu, de uma maneira generalizada e concreta.

Esta tomada de consciência dirige-se tanto para o que se passa dentro como fora do indivíduo e acontece tanto a nível corporal, mental, emocional, como também nos seus relacionamentos com a família, amigos e trabalho. Esse processo de tomada de consciência, também denominado de Awareness, é um sistema que podemos considerar como a ampliação da consciência do ser humano, e que é a metodologia por excelência da Gestalt terapia.

É através do processo da Awareness e de seu próprio funcionamento que a pessoa expressa e pensa, através de sua postura corporal, comportamentos, atitudes, modos de agir, como se bloqueia, como se apresenta e como respira. Assim, podemos identificar no geral como o sujeito se percebe ou como se apresenta no presente, no Aqui e Agora.

A finalidade principal desta abordagem terapêutica é a obtenção do contato do indivíduo consigo mesmo e com o seu meio ambiente, através do processo de regulação homeostática. Esse processo de homeostase é um mecanismo de auto-regulação do organismo total do sujeito, em que as trocas realizadas com seu EU e com o seu ambiente lhe possibilitam a manutenção do equilíbrio físico, psíquico e social.

Para que este processo de auto-regulação ou ajustamento interno ocorra, é necessário que o indivíduo tome consciência das suas necessidades a experienciar, e saber em que nível fisiológico, afetivo e social está. Esse dado é muito importante para que se desenvolva a referida Awareness no Aqui e Agora.

Quando o indivíduo interrompe o contato com o ambiente e com seus relacionamentos pessoais começa o processo de não satisfação das suas necessidades o que o leva ao desequilíbrio, desde o desajuste mais fisiológico até perturbações da personalidade.

É neste âmbito que se encontra o alvo de intervenção da Gestalt terapia que visa a integração psíquica e social permitindo ao indivíduo adquirir um desenvolvimento da responsabilidade sobre a sua própria experiência e tornando-se cada vez mais autônomo e levando-o a  entrar em contato consigo mesmo.
Ismenia Woyame

Nenhum comentário:

Postar um comentário