A
Estrela
“A
Estrela da Esperança é a promessa de uma nova aurora, mais brilhante e
iluminada. É o Balsamo sobre os nossos dias tristes” Miriam Nunes.
Depois de passar pelo arcano da Torre da transformação,
renovação, da ruptura e do desespero chegamos na Estrela, esse Arcano nos conduz a um
relaxamento, uma meditação contemplativa. Um modo de nos conectarmos com nosso
eu interior. Ele nos induz aos altos, a sairmos de nossa vida limitada através
de nossos sonhos.Nossos sonhos que são produtos de nosso inconsciente e se movem para nos tornarmos nosso próprio guia para um viver melhor. “Jung dizia que a salvação do homem esta na profundeza e sua psique e que cada um de nós precisa trabalhar-se para descobrir e libertar a essência áurea que faz na nossa natureza psicofísica”
A figura dessa lâmina na maioria dos oráculos do Tarô é de uma jovem desnuda com duas ânforas derramando um liquido na beira d’água. Ela tem um pé na água e outro na terra e acima um céu estrelado. Esse líquido que ela derrama tem um significado de abundancia sobre a terra. É uma lâmina de significado e/ou leitura bastante positiva, pois nos trás Paz, Harmonia, Inspiração, Intuição, Criatividade, Êxtase, Saúde.
Sua leitura nos leva a meditação e através dessa meditação chegamos às entranhas de nossas emoções e sentimentos e, por conseguinte, uma autodescoberta. Esse encontro com nós mesmo é algo que transcende a matéria não estou falando de religiosidade e sim de espiritualidade. Independente de qualquer religião ou crença o meditar nos faz conhecer o lado consciente do nosso âmago. Isso nos leva a algo que temos, mas que não sabemos como usar ou quando usar.
Outra faceta também desse arcano é o que desperta a nossa intuição. E o que é intuição? É uma manifestação de nossos pensamentos que resulta de nossas vivencias e que junta o nosso lado mental com o espiritual. É uma espécie de sinalizador de nossos atos futuros.
No Oráculo das maiorias cartas Ciganas a figura desta Lamina é um céu estrelado. Embora com algumas características e design diferentes a interpretação dessa lâmina é a mesma do oráculo do Taro. No oráculo cigano ela é uma carta de proteção dos nossos “guias espirituais”
A Estrela representa todos os corpos celestes que nos guiam por terras e mares.
Numa análise ou numa vivencia psicológica poderíamos fazer uma analogia dessas laminas com os sentimentos de baixa estima das pessoas, ou seja, uma leitura negativa de tudo que é sinalizador de bons fluidos para uma pessoa.
Como podemos traçar um paralelo entre a Baixa Estima de um cliente/paciente e a leitura dessa Lamina do oráculo, se ela está diametralmente oposta? Exatamente por este fato é que podemos como psicoterapeutas sinalizar estas situações em um determinado trabalho vivencia ou entrevista.
O que exatamente é Baixa Estima?
Um complexo de inferioridade? Uma autopiedade? Um sentimento de não pertencimento? Uma desvalorização? Muitas vezes uma auto-exigência exacerbada?
Isso tudo junto e mais outros tantos comportamentos é que caracteriza uma pessoa com baixa estima, mas, ninguém tem baixa estima por auto recreação, ela é construída ao longo dos acontecimentos da vida do individuo.
Portanto, o que a Lamina da Estrela em si, sinaliza para esse processo? A Estrela significa o conhecimento e a crença em si mesmo, ver a luz no fim do túnel, a confiança renovada. Simplesmente por ser esse oposto é que ela nos fornece um aviso de que é chegado o momento desse Ser, rever seus valores, entrar em contato com seu Eu, olhar-se de uma maneira mais iluminada. A Estrela por si só não faz isso acontecer, mas sinaliza todo o processo, todo o passo a passo de acreditar e confiar em si mesmo que assim se consegue criar e acreditar nas próprias oportunidades. Ela é como uma luz no caminho. Desde muito a estrela ou as estrelas têm sido uma indicação de rota para os viajantes, para os navegantes, e até para, segundo os católicos, foi guia para os Reis Magos. Era através das estrelas que se achavam a rotas. Não existiam os instrumentos de leitura da modernidade de hoje.
Acredito na leitura das Laminas do Oráculo e muitas vezes a utilizo, não no sentido de “pré” ver destinos ou acontecimentos. (Esse poder não me foi dado), mas como um instrumento coadjuvante no sentido de fazer meu cliente se ver, conhecer suas possibilidades e aprender a desenvolve-las para seu próprio benefício, nas “cura” de seus problemas e dificuldades. É como um quadro onde ele se insere.
A partir daí podemos encontrar novos caminhos novas metas novos rumos e seguiremos atrás da Lua.
A baixa estima ou autopiedade, muitas vezes nos leva a ser vítima de nós mesmo, já que dessa forma acabamos somatizando emoções negativas em forma de doenças, no nosso corpo.
Ismenia Woyame
Nenhum comentário:
Postar um comentário