25 de jun. de 2015

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O PSICÓLOGO, PSIQUIATRA, PSICANALISTA E O NEUROLOGISTA?

O psiquiatra é um médico com especialização em Psiquiatria, ou seja, pode internar e prescrever medicamentos. Já o psicólogo não está habilitado a fazer essas coisas, pois sua formação não é médica. Ele faz o curso de Psicologia e ao concluí-lo pode se especializar no trabalho clínico, atendendo pessoas no consultório; ou pode ainda optar por atuar em outros ambientes, como hospitais, empresas ou instituições de ensino ou pesquisa. 

Em um desses contextos, o psicólogo se especializa e torna-se habilitado para a análise e intervenção nos fatores ambientais relacionados ao comportamento humano.

A Psicologia é constituída de várias correntes teóricas, portanto, os psicólogos e psiquiatras que atuam com psicoterapia fazem cursos de formação clínica de acordo com o referencial teórico ao qual se identifica e passam a ser reconhecidos como terapeutas comportamentais, humanistas, analistas ou psicanalistas. Em geral, esses cursos de formação compõem-se de uma parte teórica, supervisão de casos e a realização de sua própria psicoterapia.

Se o paciente faz psicoterapia com um psicólogo, mas eventualmente necessita de medicação, o psicólogo deve encaminhar essa pessoa a um psiquiatra, que poderá fazer um acompanhamento medicamentoso em paralelo com a psicoterapia. Por sua vez, o psiquiatra que não faz psicoterapia e considera que o paciente apresenta problemas de ordem emocional, deve encaminhá-lo para que faça psicoterapia. Talvez a maioria das pessoas que necessitam de ajuda psicológica profissional não precise de medicamentos psiquiátricos. E a outra parte pode usá-los temporariamente.

Quanto ao neurologista, ele é um médico que se especializou em doenças do sistema nervoso. Existe o neurologista clínico, que não realiza cirurgias, e o neurocirurgião. Quando falamos em "doenças dos nervos" referimo-nos, em geral, às doenças ou transtornos psicológicos e psiquiátricos tais como irritação, ansiedade e nervosismo. 

Neurologista é o médico que trata alterações como aneurisma cerebral, epilepsia, acidente vascular cerebral (AVC ou derrame) e outros, que podem ser responsáveis pelo surgimento de sintomas psicológicos.

Ismenia Woyame
Revisão: Darlan Cézar

Nenhum comentário:

Postar um comentário